Edição 483 | 18 Abril 2016

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas edições já publicadas da IHU On-Line
Os novos arranjos familiares brasileiros

Os novos arranjos familiares brasileiros 

Edição 406 - Ano XII - 29.10.2012

Novos arranjos e modalidades familiares se configuram no Brasil na contemporaneidade. Os traços característicos desses novos arranjos podem ser descritos a partir do Censo 2010. Demógrafos e outros especialistas analisam esta nova realidade da família na edição 406 da revista IHU On-Line. Contribuem para o debate Ana Amélia Camarano, Bárbara Cobo e Gilson Gonçalves de Matos, Esther Hamburger, Sócrates Nolasco, Thierry Linard de Guertechin, José Eustáquio Diniz Alves e Suzana Cavenaghi e José Luis Petruccelli.

 

A família em desordem 

Edição 58 - Ano III - 05.05.2003

A edição 58 da revista IHU On-Line foi inspirada no livro A Família em Desordem (Rio de Janeiro: Zahar, 2003), lançado em setembro de 2002 pela psicanalista Elisabeth Roudinesco e publicado no Brasil em 2003. Na obra a autora analisa a origem dos problemas familiares e o futuro dessa instituição. Duas resenhas do livro e uma entrevista com a professora doutora Valburga S. Streck, que leu e estudou a obra, contribuíram para a IHU On-Line levantar questões e discutir diversos aspectos sobre a família. O número também trouxe o debate de outros temas como a conjuntura política e o contexto econômico do país naquele momento.

 

Todas as possibilidades de gênero. Novas identidades, contradições e desafios

Edição 463 - Ano XV - 20.04.2015

O complexo debate em torno das questões de gênero traz os contornos típicos das sociedades do século XXI, repleto de nuances, novas identidades e, também, contradições. A multiplicidade de gêneros e as biopolíticas de administração da vida humana, trazendo à luz a pluralidade de nossas sociedades é o tema em debate na edição deste número da revista IHU On-Line.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição