Edição 482 | 04 Abril 2016

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas edições já publicadas da IHU On-Line
Hegel. A tradução da história pela razão

Hegel. A tradução da história pela razão

Edição 430 - Ano XIII-21.10.2013

A filosofia da história de Hegel, que busca encontrar a razão nos acontecimentos, levanta importantes discussões sobre os estados nacionais e a liberdade humana. Para evidenciar a sua atualidade, essa edição da revista IHU On-Line convidou pesquisadores para debater a atualidade de Hegel na contemporaneidade.

 

Carlos Roberto Velho Cirne-Lima. Um novo modo de ler Hegel

Edição 261 - Ano VIII -09.06.2008

Na sexta-feira, 6 de junho de 2008, o filósofo gaúcho Carlos Roberto Velho Cirne-Lima, recebeu o título de professor emérito da Unisinos. É com imensa satisfação que a revista IHU On-Line se associa a este reconhecimento público da obra filosófica deste professor do PPG de Filosofia da Unisinos que muito contribuiu, sempre com muita solicitude e profissionalismo, nos eventos e nas publicações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, dedicando-lhe o tema de capa desta edição.

 

Fenomenologia do espírito de Georg Wilhelm Friedrich Hegel. 1807-2007

Edição 217 - Ano VII - 30.04.2007

Em 1807, Georg Wilhelm Friedrich Hegel publicava a Fenomenologia do espírito. Para avaliar a importância dessa obra 200 anos após seu lançamento, esta edição traz estudiosos de Hegel. Entre eles: José Henrique Santos, ex-reitor da UFMG; Walter Jaeschke, diretor do Hegel-Archiv, na Ruhr-Universität Bochum, Alemanha; Pierre-Jean Labarrière, do Centro Sèvres de Paris e Eduardo Luft, professor de filosofia da PUC-RS. Outros entrevistados são Carlos Roberto Velho Cirne Lima, um dos maiores estudiosos e especialistas brasileiros de Hegel, professor do PPG em Filosofia da Unisinos; Prof. Dr. Marcelo Fernandes de Aquino, reitor da Unisinos, e Paulo Gaspar de Meneses, tradutor da Fenomenologia do espírito para a língua portuguesa.

 

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição