Edição 481 | 21 Março 2016

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas edições já publicadas da IHU On-Line
A desigualdade no século XXI. A desconstrução do mito da meritocracia

A desigualdade no século XXI. A desconstrução do mito da meritocracia

Edição 449 | Ano XIV - 04.08.2014

A desigualdade sobrevive. Aliás, o mundo contemporâneo tem testemunhado o aceleramento dos níveis globais de desigualdade. Em síntese, é isso que demonstra o livro do economista francês Thomas Piketty, O Capital no Século XXI (Le capital au XXIe Siècle, Paris: Seul, 2013). Ao analisar historicamente o capitalismo e desconstruir o mito da meritocracia, Piketty desafia a narrativa de que o liberalismo poderia resultar em uma sociedade mais igualitária. É diante deste horizonte, onde, via de regra, o fascínio com o aumento da renda é confundido com justiça social, que a IHU On-Line apresenta o debate sobre a desigualdade no século XXI.

 

Água e saneamento básico: um direito a ser conquistado

Edição 321 Ano X - 15.03.2010

A primeira edição da revista IHU On-Line, em 2010, discute o tema da água e o saneamento básico, tendo em vista o dia 22 de março, Dia Mundial da Água, que será comemorado, neste ano, com “a fila mais longa do mundo para ir ao banheiro”, promovida por várias ONGs, como parte da campanha global para destacar a terrível situação de aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas que ainda carecem de saneamento adequado no mundo.

 

SUS: 20 anos de curas e batalhas

Edição 260 | Ano VIII - 02.06.2008

Há 20 anos, com a Constituição de 1988, foi implantado no Brasil o Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo a todos os brasileiros e brasileiras, sem exceção, o acesso integral à saúde em todos os seus âmbitos, tendo como princípios básicos a universalidade, a integralidade, a eqüidade, a participação da comunidade, a descentralização político-administrativa e a hierarquização e regionalização. Passadas duas décadas de funcionamento, muitos ainda não se dão conta da importância do SUS e do quanto seus serviços estão inseridos no cotidiano da população, não apenas por meio dos tratamentos e consultas. Todos somos beneficiados pelo SUS, por exemplo, pelo sistema de vacinação. No entanto, as críticas e os problemas ainda são grandes. E é para discutir a situação atual do SUS, a partir dos 20 anos de sua história, que a IHU On-Line conversou com alguns especialistas e profissionais da área da saúde.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição