Edição 480 | 07 Março 2016

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas edições já publicadas da IHU On-Line
A reestruturação do capitalismo brasileiro

Dívida pública. Quem ganha? Quem perde?

Edição 440 - Ano XIV - 07.04.2014

A dívida pública é, atualmente, um dos principais alimentos do capitalismo, favorecendo a concentração de renda no setor financeiro e aumentando ainda mais o seu poder, como constata Maria Lucia Fattorelli nesta edição. “O que mata não é o tamanho da dívida, mas a taxa de juros, que faz com que esta tenda a crescer sempre”, afirma, peremptório, o economista Amir Khair. “Apesar de todo o esforço do setor público em pagar, ele não consegue”. Desta forma, como descreve Ivo Poletto, o Brasil se mantém como um dos pilares da especulação financeira globalizada. Também contribuem com o debate Rodrigo Vieira de Ávila, Adriano Benayon, Amir Khair, João Sucupira, Ivo Poletto, Maria Lucia Fattorelli, Wilson Cano e Guilherme Delgado.

 

A reestruturação do capitalismo brasileiro

Edição 322 - Ano X - 22.03.2010

Está em curso uma clara e evidente reestruturação ou reorganização do capitalismo brasileiro. Compreender melhor a sua dinâmica, suas perspectivas, desafios, potencialidades e limites é o que esse número da revista IHU On-Line discute. Contribuem para a discussão Márcio Pochmann, Luiz Werneck Vianna, Chico de Oliveira, Carlos Lessa, Ladislau Dowbor, Luis Nassif, Bernardo Kucinski, Waldir Quadros.

 

A crise capitalista e a esquerda

Edição 287 - Ano IX - 30.03.2009

A crise internacional do capitalismo é, nesta primeira edição da revista IHU On-Line de 2009, o tema de capa. Se nas edições anteriores a crise foi abordada, alternadamente, retomando as inspirações de J. M. Keynes e Karl Marx, nesta buscamos compreender o diagnóstico e os prognósticos que especialistas, identificados com o amplo campo da esquerda, descrevem. Contribuem para a discussão David Harvey, Robert Kurz, Reinaldo Gonçalves, Paul Singer, 

Ricardo Abramovay, Eric Toussaint, Michael Hardt, Mario Deaglio e James Petras.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição