Edição 480 | 07 Março 2016

Eclesialidade, Novas Comunidades e Concílio Vaticano II. As Novas Comunidades como uma forma de autorrealização da Igreja

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Cadernos Teologia Pública, em sua 106ª edição, traz o artigo de Rejane Maria Dias de Castro Bins, graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e mestra em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

O artigo faz parte da dissertação de mestrado da pesquisadora, que buscou aferir o papel das associações de fiéis conhecidas por Novas Comunidades na eclesiologia da Igreja Católica. Estuda o contexto eclesial relativo ao laicato, cujo apostolado é fortemente impulsionado pelo Concílio Vaticano II, ao adotar a eclesiologia de comunhão, gerando a necessidade de lugares de experiência de vida verdadeira, amenizando o individualismo. Reconhece a presença dos movimentos eclesiais desde os primeiros séculos da era cristã, marcados pelo carisma infundido no fundador pelo Espírito Santo. 

Examina as novas comunidades como uma experiência autêntica de Igreja, moldada pelos carismas do Espírito, dando eficácia ao testemunho dos seus membros em uma unidade multiforme; enfatiza a origem carismática das Novas Comunidades, a partilha e a consagração de vida de fiéis de diferentes estados, a ênfase dada ao processo integral de formação cristã. Prioriza os sinais de eclesialidade, conforme critérios da Exortação Apostólica Christifideles Laici, e o dinamismo para a comunhão e a missão; avalia como essas novas realidades são instrumentos eficazes de encontro pessoal com Jesus Cristo e analisa as possibilidades de relacionamento com as paróquias. 

A metodologia é bibliográfica, percorrem-se doutrinadores italianos, porque muito férteis a respeito, e documentos da Igreja universal desde o Concílio Vaticano II. Conclui-se pelo reconhecimento das Novas Comunidades como um dos protagonistas atuais da eclesiologia de comunhão, buscando realizar a missão evangelizadora primordial da Igreja, em comunhão com as demais realidades eclesiais, com diferentes possíveis formas de inserção nas Igrejas locais.

Estas e outras edições dos Cadernos Teologia Pública têm suas versões digitais disponíveis no sítio do IHU e também podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone 55 (51) 3590 8213.■

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição