Edição 206 | 27 Novembro 2006

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Essa Editoria veicula notícias e entrevistas que foram destaques nas notícias diárias do sítio do IHU. Apresentamos um resumo dos destaques que podem ser conferidos, na íntegra, na data correspondente.

Entrevista com Maria Helena Weber
Título: Mídia e Política. Uma relação simbiótica


Dando a continuidade ao debate “mídia e política” a IHU On-Line entrevistou por e-mail a professora da Ufrgs, Maria Helena Weber. Mídia e política foi tema de capa da revista IHU On-Line edição 202. Confira a entrevista na íntegra nas Notícias Diárias da página do IHU no dia 21-11-2006.

Entrevista com Antônio de Queiroz
Título: Nova câmara dos deputados federais é mais conservadora


Antônio de Queiroz, cientista político do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), concedeu uma entrevista para a IHU On-Line, onde analisou a nova bancada dos Deputados Federais e salientou a importância dos movimentos sociais acompanharem o desenvolvimento dos parlamentares. Confira a entrevista na íntegra nas Notícias Diárias da página do IHU no dia 22-11-2006.

Entrevista com Carlos Alberto Ramos
Título: Educação não garante emprego


O argentino Carlos Alberto Ramos, doutor em Economia, concedeu entrevista à IHU On-Line, por telefone. Ele falou principalmente sobre sua última pesquisa, que trouxe o dado de que educação não garante emprego. Confira a entrevista na íntegra nas Notícias Diárias da página do IHU no dia 23-11-2006.

Entrevista com Clóvis Cabral
Título: “O povo negro deu uma nova perspectiva às religiões cristãs”

Contribuir com o movimento negro a partir do Evangelho sem que ele perca as características das religiões de matrizes afro-brasileiras. Clóvis concedeu entrevista à IHU On-Line, confira no dia 24-11-2006.

Entrevistas que reproduzimos nas Notícias Diárias no sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu).

Entrevista com Álvaro García Linera
Título: “Na Bolívia está em curso uma revolução democrática descolonizadora”

"Na Bolívia há uma revolução democrática descolonizadora. Uma anulação progressiva dos mecanismos de exclusão econômica e cultural, que marginalizaram setores indígenas, culturalmente oprimidos e economicamente explorados", afirma Álvaro García Linera, vice-presidente da Bolívia em entrevista publicada pela Agência Carta Maior em 22-11-2006. Confira a entrevista reproduzida nas Notícias Diárias da página do IHU no dia 23-11-2006.

Entrevista com Ricardo Antunes
Título: A nova morfologia do trabalho e os (des)caminhos do sindicalismo

Reproduzimos uma entrevista com o sociólogo Ricardo Antunes, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, sobre o livro Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil (Boitempo Editorial, 2006). Confira a entrevista na íntegra nas Notícias Diárias da página do IHU no dia 22-11-2006.

Artigo de Boaventura de Sousa Santos
Título: Lula e a esquerda

"O segundo mandato de Lula terá de ser diferente do primeiro", escreveu Boaventura de Sousa Santos, no artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo em 22-11-2006. Confira a reprodução do artigo nas Notícias Diárias da página do IHU no dia 22-11-2006.

Entrevista com Tilden Santiago
Título: Cuba: "Chamaria de transição suave"

O berço socialista facilitou a tarefa do embaixador Tilden Santiago - companheiro sindicalista de Luiz Inácio Lula da Silva desde o final da década de 70 - na terra de Fidel Castro. Em 2003, a indicação política de Tilden condizia com o trânsito que Lula precisava consolidar em Cuba. Mineiro e ex-deputado federal pelo PT, Tilden recebeu do presidente a tarefa de aprofundar as relações políticas entre os dois países e "cuidar" dos estudantes de medicina brasileiros na ilha. Confira a entrevista publicada pelo jornal Zero Hora em 22-11-2006 e reproduzida nas Notícias Diárias da página do IHU no dia 22-11-2006.

Entrevista com Luiz Pondé
Título: “Cláudio Hummes põe fim a trauma da igreja”

Pondé afirma, em entrevista publicada no jornal Folha de S. Paulo, que a ida de D. Cláudio ao Vaticano é sinal de que  a Santa Sé resolveu curar um "trauma" que havia entre a igreja do Brasil e o papado. Confira a entrevista na íntegra nas Notícias Diárias no sítio do IHU  no dia 26-11-2006.

Entrevista com José Oscar Beozzo
Título: “Brasil voltou a ser importante para o Vaticano”

Beozzo afirma em entrevista publicada hoje, 26-11-2006, no jornal Folha de S. Paulo, que o papado de Bento 16 surpreende porque recolocou o Brasil no "jogo" do Vaticano. Confira a entrevista na íntegra nas Notícias Diárias no sítio do IHU no dia 26-11-2006.

Confira os artigos a respeito da nova obra de Richard Dawkins “The God Delusion” nas Notícias Diárias dos dias 26 e 27 de novembro de 2006.

 

Últimas edições

  • Edição 538

    Grande Sertão: Veredas. Travessias

    Ver edição
  • Edição 537

    A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata

    Ver edição
  • Edição 536

    Juventudes. Protagonismos, transformações e futuro

    Ver edição