Edição 479 | 21 Dezembro 2015

A exortação apostólica Evangelii Gaudium. Esboço de uma interpretação original do Concílio Vaticano II

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Cadernos Teologia Pública, em sua 104ª edição, traz o artigo A exortação apostólica Evangelii Gaudium. Esboço de uma interpretação original do Concílio Vaticano II de Christoph Theobald, professor de Teologia no Centre Sèvres da Faculdade Jesuíta de Paris.

É possível identificar, na exortação apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco, uma tentativa de dotar a Igreja de um princípio de interpretação da obra altamente complexa e diversificada do Vaticano II? O artigo de Theobald  responde a essa pergunta, identificando primeiramente o estilo do documento e, sucessivamente, sua decisão principal que consiste em estabelecer uma relação intrínseca entre o anúncio do Evangelho a toda criatura – aos pobres especialmente – e a reforma da Igreja, explicitando, em conclusão, as consequências doutrinais dessa decisão.

A versão digital está disponível

Esta e outras edições dos Cadernos Teologia Pública podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitados pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Informações pelo telefone (51) 3590 8467.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição