Edição 478 | 30 Novembro 2015

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas edições já publicadas da IHU On-Line
A experiencia missioneira: territorio, cultura e identidade

A experiencia missioneira: territorio, cultura e identidade

348 - Ano X - 25.10.2010

Em outubro de 2010 foi realizado o XII Simpósio Internacional IHU – A experiência missioneira: território, cultura e identidade, promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, em parceria com o PPG em História, da Unisinos. A edição de número 348 da revista IHU On-Line debate esta experiência, nos 400 anos da fundação das primeiras reduções da Província da Companhia de Jesus do Paraguai. A experiência dos Trinta Povos das Missões formou um país que durou muito mais do que muitas nações modernas (aproximadamente 160 anos, até a expulsão dos jesuítas, em 1768), e legaram ao território brasileiro sete desses povos. Contribuem no debate da experiência missioneira, Guillermo Wilde, Adone Agnolin, Bartomeu Melià, Thais Luiza Colaço, Paula Montero, Giovani José da Silva, Karl-Heinz Arenz, Alessandro Zir, Ernesto Maeder, Ana Lúcia Goelzer Meira, José Alves de Souza Jr., Fernando Torres Londoño e Martinho Lenz. 

 

Sumak Kawsay, Suma Qamana, Teko Pora. O Bem-Viver

Edição 340 - Ano X - 23.08.2010

Nos últimos anos, diversos países latino-americanos, como Equador e Bolívia, incorporaram, nas suas constituições, o conceito do bem-viver, que nas línguas dos povos originários soa como Sumak Kawsay (quíchua), Suma Qamaña (aimará), Teko Porã (guarani). Para alguns sociólogos e pesquisadores temos aí uma das grandes novidades no início do século XXI. A edição de número 340 da revista IHU On-Line, em parceria com escritório brasileiro da Fundação Ética Mundial no Brasil (veja o sítio em http://migre.me/16Mwe), busca compreender melhor a contribuição específica que trazem os povos originários para a crise civilizacional que vivemos. Participam desse debate Simón Yampara, Pablo Dávalos, Esperanza Martínez, Katu Arkonada, Tatiana Roa Avendaño, Davi Kopenawa e Quinto Regazzoni.

 

Em busca da terra sem males: os territórios indígenas

Edição 257 - Ano VIII - 05.05.2008

Os conflitos e dilemas culturais das populações indígenas brasileiras são decorrentes de um problema primário: a terra, ou melhor, a falta dela. O tema de capa da edição número 257 da revista IHU On-Line se inspirou no drama vivido pelos habitantes da reserva indígena de Raposa Serra do Sol em Roraima. Contribuem para as discussões Antonio Brand, Paula Caleffi, Aloir Pacini, Egon Heck, Roberto Liebgott, Iara Bonin, Maucir Pauletti, Sydney Possuelo, Wellington Gomes Figueiredo, Pedro Ignácio Schmitz e Jairo Rogge.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição