Edição 478 | 30 Novembro 2015

O pacto das catacumbas e a igreja dos pobres hoje!

Redação

Cadernos Teologia Pública, em sua 103ª edição, traz o artigo O pacto das catacumbas e a Igreja dos pobres hoje!, de Emerson Sbardelotti Tavares, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP.
O pacto das catacumbas e a igreja dos pobres hoje!

O texto apresenta a importância do “Pacto das Catacumbas: a Igreja Servidora e dos pobres”, que é um documento redigido e assinado por 40 padres conciliares – Bispos latino-americanos e brasileiros – do Concílio Ecumênico Vaticano II, no dia 16 de novembro de 1965, pouco antes da conclusão do Concílio. Foi firmado após a Eucaristia na Catacumba de Santa Domitila, fora dos muros de Roma. Os autores comprometeram-se a levar uma vida de pobreza, rejeitar todos os símbolos ou os privilégios do poder e a colocar os pobres no centro do seu ministério pastoral. Comprometeram-se também com a colegialidade e com a corresponsabilidade da Igreja como Povo de Deus, e com a abertura ao mundo e a acolhida fraterna, inspirados pela ideia da Igreja dos Pobres de São João XXIII e pelo espírito profético de Dom Helder Camara. Este pacto influenciou a nascente Teologia da Libertação, pois foi fruto de uma intensa participação com o olhar e o coração no mundo dos pobres e na colegialidade. Os pobres se sentiram sujeitos e agentes de sua própria história, constituindo inclusive um novo jeito de ser Igreja a partir das pequenas comunidades eclesiais de base onde a centralidade da Palavra de Deus germinava fé e vida, concretizando na prática as propostas da Igreja Povo de Deus e da colegialidade.

Para acessar a versão digital clique e acesse

Esta e outras edições dos Cadernos Teologia Pública podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone 55 (51) 3590 8247.