Edição 478 | 30 Novembro 2015

As contribuições do Concílio Vaticano II para as novas gerações

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Leslie Chaves

Essa é a questão de fundo da obra de Christoph Theobald que será lançada pela primeira vez em português no Brasil
Christoph Theobald / Foto: Ricardo Machado - IHU

Resultado de um acurado trabalho de pesquisa, análise e sistematização dos documentos conciliares, o livro A recepção do Concílio Vaticano II: Volume I. Acesso à fonte (São Leopoldo: Unisinos, 2015), de Christoph Theobald, oferece uma relevante contribuição ao âmbito dos estudos sobre o Vaticano II, que em dezembro de 2015 completa 50 anos de sua realização. Essa experiência é resgatada pelo teólogo a partir do exame cuidadoso de dois momentos distintos: a realização e os documentos resultantes do Concílio e, em paralelo, sua recepção. A obra, publicada pela primeira vez em português, pela editora Unisinos, tem lançamento marcado para o dia 9 de dezembro, às 17h, na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – Instituto Humanitas Unisinos, campus São Leopoldo.

Para especialistas da área, como o canadense e doutor em Teologia Gilles Routhier, entre os avanços trazidos pelas as discussões propostas por Theobald estão a abordagem histórica diferenciada, que evidencia as particularidades do Vaticano II, e a reorientação das investigações sobre o tema. “Não me parece exagero dizer que se trata, atualmente, da contribuição mais importante nesse campo por parte de um teólogo sistemático. Sua importância nos estudos sobre o Vaticano II resulta do fato de que Theobald desloca a questão, voltando agora nossa atenção não mais somente para a história do Concílio ou o texto conciliar a ser comentado, mas para a questão que interessará uma nova geração: O que podemos esperar de Vaticano II?”, ressalta Routhier em resenha  sobre a obra.

Christoph Theobald nasceu na cidade de Colônia, na Alemanha, em 1946, momento em que o país vivia as consequências da Segunda Guerra Mundial. Em 1970, Theobald mudou-se para a França, onde cursou Teologia no Instituto Católico de Paris. Nesse período conheceu os jesuítas e em 1978 se tornou membro da Companhia de Jesus. Atualmente Christoph Theobald é professor do Centre Sèvres – Facultés Jésuites de Paris, diretor da revista Recherches de Science Religieuse, e colaborador em diversas redes de reflexão teológica. Dentre seus livros publicados em português destacam-se A revelação (2002), Transmitir um Evangelho de Liberdade (2007), ambos publicados no Brasil por Edições Loyola, e O cristianismo como estilo: uma maneira de fazer teologia na pós-modernidade (2007). Sobre o Vaticano II, sua grande obra é o livro que será lançado no dia 9 de dezembro no campus São Leopoldo, publicado originalmente em francês com o título La Réception du Concile Vatican II: Accéder à la source I (Paris: Cerf, 2009), e seu trabalho mais recente é Le Concile Vatican II. Quel avenir?(Paris: Cerf, 2015).  

Mais informações sobre o lançamento do livro A recepção do Concílio Vaticano II: Volume I. Acesso à fonte (São Leopoldo: Unisinos, 2015), de Christoph Theobald

 

Leia mais...

- Os ares do Concílio Vaticano II em movimento. Entrevista especial com Christoph Theobald publicada na Revista IHU On-Line, nº 466, de 01-06-2015.

 

- As potencialidades de futuro da Constituição Pastoral Gaudium et spes: por uma fé que sabe interpretar o que advém – Aspectos epistemológicos e constelações atuais. Artigo de Christoph Theobald publicado no Cadernos de Teologia Pública, nº 96, ano 2015.

- “Caros jovens, estudem teologia”. Artigo de Christoph Theobald reproduzido nas Notícias do Dia, de 27-06-2014, no Sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

- As grandes intuições do futuro do Concílio Vaticano II: a favor de uma “gramática gerativa” das relações entre Evangelho, sociedade e Igreja. Artigo de Christoph Theobald publicado no Cadernos de Teologia Pública, nº 77, ano 2013.

- Lumen Fidei. “Uma fé mais itinerante que doutrinal”. Entrevista com Christoph Theobald reproduzida nas Notícias do Dia, de 13-07-2013, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

- Por uma Igreja pluripatriarcal e não somente centrada em Roma. Entrevista especial com Christoph Theobald publicada na Revista IHU On-Line, nº 408, de 12-11-2012.

- A urgência de recuperar o método do Vaticano II. Entrevista com Cristoph Theobald reproduzida nas Notícias do Dia, de 27-02-2012, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

- As narrativas de Deus numa sociedade pós-metafísica: O cristianismo como estilo. Artigo de Christoph Theobald publicado no Cadernos de Teologia Pública, nº 58, ano 2011.

- Perfil - Christoph Theobald publicado na Revista IHU On-Line, nº 315, de 16-11-2009.

- O cristianismo como estilo. Entrevista com Christoph Theobald reproduzida na Revista IHU On-Line, nº 308, de 14-09-2009.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição