Edição 205 | 20 Novembro 2006

Destaques On-Line

IHU Online

Essa editoria veicula notícias e entrevistas que foram destaques nas Notícias Diárias do sítio do IHU. Apresentamos um resumo dos destaques que podem ser conferidos, na íntegra, na data correspondente.

Entrevista com Venício Lima
Título: Mídia e Política

“Eu acho que a cidadania organizada tem o direito de reivindicar a pluralidade na cobertura jornalística na radiodifusão, o que ela nem sempre oferece”. Essa foi uma das afirmações do doutor em comunicação, Venício Lima, em entrevista concedida, por telefone, à IHU On-Line. Confira a entrevista na íntegra nas Notícias Diárias da página do IHU (ww.unisinos.br/ihu)  no dia 14-11-2006.

Entrevista com José Reginaldo Prandi
Título: As religiões afro-brasileiras

José Reginaldo Prandi falou em entrevista à IHU On-Line sobre as religiões afro-brasileiras. Atualmente é Professor Permanente da Pós-Graduação da Universidade de São Paulo. Confira a entrevista na íntegra nas Notícias Diárias da página do IHU (ww.unisinos.br/ihu) no dia 13-11-2006.

Entrevista com Roberto D’Ávila
Título: Ortotanásia. Os benefícios de não prolongar a morte

“Eu não quero ficar sofrendo desnecessariamente numa UTI se posso morrer na minha casa, com a minha família, como um esquema de apoio e de conforto”. Esse é o pensamento do médico cardiologista Roberto D’Ávila, presidente do Conselho Federal de Medicina. Confira a entrevista na íntegra nas Notícias Diárias da página do IHU (ww.unisinos.br/ihu) no dia 15-11-2006.

Entrevista com Álvaro Valls
Título: “Uma Filosofia brasileira surgirá com tempo e muito trabalho"

Em 2008, na primeira quinzena de outubro, o XIII Encontro Nacional de Filosofia da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) acontecerá no Rio Grande do Sul. Isso porque o novo presidente da Anpof é o Prof. Dr. Álvaro Valls, docente na graduação e pós-graduação em Filosofia da Unisinos. Confira a entrevista na íntegra nas Notícias Diárias da página do IHU (ww.unisinos.br/ihu) no dia 16-11-2006.

Entrevista com Simón Pachano
Título: As eleições equatorianas. Futuro político incerto.
 Em 24 de novembro, o Equador deverá escolher seu novo presidente no segundo turno das eleições. No primeiro turno, 13 candidatos enfrentaram-se, expressando fragmentação da campanha. Em entrevista concedida por e-mail à IHU On-Line, o doutor em Sociologia, Simón Pachano, falou sobre o cenário eleitoral equatoriano. Confira a entrevista na íntegra nas Notícias Diárias da página do IHU (ww.unisinos.br/ihu) no dia 17-11-2006.

Entrevista com Dom Tomás Balduíno
Título: Pela defesa dos índios e camponeses.

Dom Tomás retoma as questão agrária do Brasil e a dívida com os indígenas, verdadeiros donos das terras brasileiras. Confira a entrevista na íntegra nas Notícias Diárias da página do IHU (ww.unisinos.br/ihu) no dia 18-11-2006.

Entrevista com Carlos Seabra
Título: Enquadramento da Internet. "Seria o mesmo que cada lápis comprado tivesse que ser  cadastrado".

Foi retirado da pauta de votação do Senado o projeto de lei que regulamenta os crimes da internet. Depois de muita polêmica, ficou destacada a necessidade de maior discussão da sociedade a respeito do assunto. Confira a entrevista na íntegra nas Notícias Diárias da página do IHU (ww.unisinos.br/ihu) no dia 18-11-2006.
Os Dramas da Água, a pior das pobrezas. Artigo de Washington Novaes
"Quem investirá para implantar redes de água e esgotos nas áreas pobres de cada cidade, onde os moradores não têm como pagar, em suas contas, o investimento? Fala-se em 'subsídios cruzados', com os outros usuários (ou o Estado) arcando com esses custos; mas isso quase não tem acontecido, mesmo onde seria possível; e será ainda mais complicado em municípios onde o saneamento for privatizado". Confira o artigo na íntegra nas Notícias Diárias da página do IHU (ww.unisinos.br/ihu) no dia 17-11-2006.

Entrevista com Jean-Pierre Leroy
Título: “Não vejo condição, no contexto atual, de barrar o avanço da destruição ambiental".

A área ambiental, assim como o Ministério do Meio Ambiente, realmente não foi um dos setores mais festejados ou acariciados neste primeiro mandato de Lula. Pelo contrário. Tanto entre os setores produtivos quanto no interior do próprio governo, a questão ambiental e o cumprimento da legislação foram repetidamente taxados como “fatores retardadores do desenvolvimento”. Confira a entrevista na íntegra nas Notícias Diárias da página do IHU (ww.unisinos.br/ihu) no dia 16-11-2006.

Brincando de deus, versão 2006. Artigo do biólogo Fernando Reinach.
"Antes de nós, muitas espécies bem-sucedidas causaram tamanho estrago no ambiente em que viveram e terminaram por inviabilizar sua própria existência. Punir com a extinção essas espécies faz parte do processo de seleção natural". Confira o artigo na íntegra nas Notícias Diárias da página do IHU (ww.unisinos.br/ihu) no dia 15-11-2006.

“Essa mídia tradicional não vai mudar. Deve até piorar". Artigo de Paulo Henrique Amorim.
“O que está acontecendo no Brasil é um fenômeno típico da América Latina: correntes políticas conservadoras controlam os meios de comunicação tradicionais - a chamada mídia tradicional. E não tem saída. Porque essa mídia tem de ser fiel ao público dela, não pode correr o risco de tentar conquistar um outro público e perder o atual, que é um público conservador, tradicional". Confira o artigo na íntegra nas Notícias Diárias da página do IHU (ww.unisinos.br/ihu) no dia 15-11-2006.