Edição 470 | 17 Agosto 2015

Seminário coloca em foco as consequências do uso de agrotóxicos

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Leslie Chaves

#DossiêAgrotóxicos - Evento vai abordar os problemas ambientais e o risco para a saúde que podem ser causados por essas substâncias

O Seminário Agrotóxicos: Impactos na Saúde e no Ambiente colocará em pauta o importante debate acerca do uso desses produtos químicos e os profundos e extensos reflexos que essa prática pode provocar. O evento acontece na próxima segunda-feira, 24-08-2015, a partir das 9h, na sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, no Instituto Humanitas Unisinos – IHU. 

O evento contará com as conferências de três pesquisadores especializados no tema. Falando sobre o “Uso combinado de Agrotóxicos e o impacto na saúde”, abre as discussões Karen Friedrich, doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, onde também leciona. É também professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e integrante do GT Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva - Abrasco. 

Leonardo Melgarejo, doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e coordenador do GT Agrotóxicos e Transgênicos da Associação Brasileira de Agroecologia, vai tratar do tema das “Políticas Públicas para redução no uso de agrotóxicos”, na segunda conferência da manhã. 

Durante a tarde seguem os debates com a exposição “Agrotóxicos, ambiente e sustentabilidade”, realizada por Fernando Carneiro, doutor em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, com pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. É pesquisador e Diretor da Fiocruz Ceará e colaborador do Núcleo de Estudos de Saúde Pública da Universidade de Brasília – UnB.

Como parte da programação do Seminário também será lançado o “Dossiê Abrasco: Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde”, uma pesquisa de fôlego e ampla sobre o tema. 

O material reúne em suas 600 páginas uma série de informações científicas que buscam o diálogo com a sociedade a partir de uma linguagem, diagramação e inserção de recursos gráficos que procuram facilitar a compreensão e o uso do material. 

Os três conferencistas debaterão os aspectos mais importantes do livro, a partir das 19h30min, no Auditório Padre Bruno Hammes, na Unsisnos. “O diferencial do dossiê foi reunir um grande grupo de cientistas e organizações preocupados com estas questões e analisar o conhecimento disponível de maneira integrada”, ressalta o pesquisador Fernando Carneiro.

Ainda é possível se inscrever na atividade. Mais informações e o caminho para as inscrições estão disponíveis diretamente no link http://bit.ly/1J2khbs, no sítio do IHU.■ 

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição