Edição 467 | 15 Junho 2015

Retrovisor

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line.
Direito & Literatura. A vida imita a arte

Edição 444 – Ano XIV – 02-06-2014

Na época, já há mais de seis anos, o programa de televisão Direito & Literatura discute, semanalmente, obras ficcionais tendo como horizonte a mútua relação do Direito e a Psicanálise. Daí surge a inspiração do tema de capa da revista IHU On-Line desta semana. Participam do debate o professor da Universidade de Málaga, na Espanha, José Calvo González, Henriete Karam, psicanalista e professora do doutorado em Estudos Literários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Carlos Maria Carcova, doutor em Direito e professor da Universidade de Buenos Aires – UBA, André Karam Trindade, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Meridional – IMED, entre outros nomes.

Linguagem. Uma construção constante

Edição 363 – Ano XI – 30-05-2011

Debater questões da linguagem é o tema que norteia as entrevistas de capa desta edição da IHU On-Line. Contribuem para o debate Luiz Carlos Cagliari, Marcos Bagno, Carlos Faraco, Cátia Fronza, Conceição Paludo e Rita de Cássia Machado, Adriano Naves de Brito e Alfredo Culleton. Assim, a norma culta, a linguagem falada e a escrita em suas incessantes reinvenções e adequações são analisadas nesta revista.

Machado de Assis e Guimarães Rosa: intérpretes do Brasil

Edição 275 – Ano VIII – 29-09-2008

Em 29-09-2008, fazia 100 anos da morte de Machado de Assis, e o Instituto Humanitas Unisinos – IHU realizava o Seminário Nacional de Literatura e Cultura Brasileira: Machado e Rosa, com apoio dos Cursos de Letras e de Formação de Escritores e Agentes Literários e pelo PPG em Linguística Aplicada da Unisinos. O evento também celebrava o nascimento de Guimarães Rosa. Falar de Machado de Assis e Guimarães Rosa, como intérpretes do Brasil, é o tema que propomos como fio condutor desta edição da IHU On-Line.