Edição | 01 Junho 2015

HTML de capa edicao #466

Michel Foucault, o cuidado de si e o governo de si (enkrateia)

Três temas são destaques na revista IHU On-Line desta semana.

As eleições municipais espanholas realizadas na semana passada com a vitória de Barcelona e Madrid por parte de movimentos que emergiram das grandes manifestações de 2011, conhecidas com 15-M e o desafio da busca de institucionalidades de novo tipo é um dos temas desta edição. Rudá Ricci, sociólogo, e Bruno Cava, da rede Universidade Nômade e coeditor das revistas Lugar Comum e Global Brasil, contribuem no debate. Para mais informações e análises das eleições espanholas confira as Notícias do Dia publicadas na página do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

“Michel Foucault, o cuidado de si e o governo de si (enkrateia)” é o título do artigo de Castor Bartolomé Ruiz, professor e pesquisador do PPG Filosofia da Unisinos. “O que está em questão – escreve - é a possibilidade de criar a própria vida de modo crítico e com poder de si (enkrateia), resistindo à tendência hegemônica de corrosão da capacidade de autonomia efetiva”.

Os 50 anos do Concílio Vaticano II foi celebrado com a realização do II Colóquio Internacional IHU. Três reportagens realizadas com Massimo Faggioli, da University of St. Thomas, de Minnesota, EUA, com Gilles Routhier, da Universidade de Laval, Canadá, com John O’Malley, da Georgetown University, EUA, e os depoimentos de participantes do evento abordam alguns aspectos do evento realizado nos dias 19 a 21 de maio, na Unisinos. A edição traz, ainda, uma entrevista com Christoph Theobald, professor do Centro Sèvres – Facultés Jésuits de Paris. Outras duas entrevistas, respectivamente, com Olga Consuelo Velez, professora da Universidade Javeriana, Bogotá, e com Pablo Bonavía, teólogo uruguaio, completam o informe.