Edição 464 | 27 Abril 2015

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Leia outras edições da IHU On-Line.
A organização do mundo do trabalho e a modelagem de novas subjetividades

A organização do mundo do trabalho e a modelagem de novas subjetividades

Edição 416 - Ano XIII - 29-04-2013

As novas configurações do mundo do trabalho, seus impactos na vida dos trabalhadores e das trabalhadoras e seus desafios para a organização e a luta da classe trabalhadora, é o tema da edição 416 da IHU On-Line. Contribuem no debate Ruy Braga, Mário Sérgio Salerno, José Roberto Montes Heloani, José Ricardo Ramalho, Giovanni Alves, Elísio Estanque, Claudio Dedecca, Marcia de Paula Leite, Christian Marazzi e Lucas Henrique da Luz.

 

O mundo do trabalho e a crise sistêmica do capitalismo globalizado

Edição 291 - Ano IX – 04-05-2009

“Vivemos uma crise sistêmica e ninguém sabe qual vai ser seu desfecho. Essa incerteza radical, transformada numa crise de confiança é o que define, paradoxalmente, a certeza quanto à dimensão única da crise”. A afirmação do cientista político e doutor em História Social, pela Université de Paris I, Giuseppe Cocco, em artigo publicado neste número da IHU On-Line abre as discussões sobre o impacto da crise sistêmica do capitalismo flexível, financeirizado e global, sobre o mundo do trabalho. Contribuem também para os debates Waldir Quadros, Dari Krein, Clemente Ganz Lúcio, Cesar Sanson, Marcelo Ribeiro, Alain Lipietz, Dominique Méda e Thomas Coutrot.

 

Trabalho. As mundaças depois de 120 anos do 1º de maio

Edição 177 - Ano VI – 24-04-2006

A edição de número 177 da IHU On-Line comemora os 120 anos de aniversário do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. A partir dos acontecimentos do dia 1º de maio de 1886, em Chicago, um momento importante na luta dos trabalhadores, nesta edição são analisadas e descritas as novas dimensões do trabalho. Contribuem com o debate Leonardo Mello e Silva, Danièle Linhart, Yann Moulier Boutang, Ursula Huws, contribuem na descrição dos traços característicos do trabalho no mundo contemporâneo. Por sua vez, Marcio Pochmann e José Dari Krein, examinam a especificidade brasileira do mundo do trabalho. A entrevista com Leila de Menezes Stein, completa o tema de capa, considerando as mudanças do movimento sindical norte-americano.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição