Edição 459 | 17 Novembro 2014

Retrovisor

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line.
Pós-colonialismo e pensamento descolonial. A construção de um mundo plural

Edição 431 - Ano XIII – 04-11-2013

A edição 431 da IHU On-Line debate o pós-colonialismo e o pensamento descolonial. A proposta é ampliar a discussão sobre os impactos das teorias pós-colonialistas e dos estudos descoloniais na epistemologia e na reconstrução da história, no sentido de oferecer uma visada crítica do pensamento mundial. Colaboram para o debate Luciana Maria de Aragão Ballestrin, Eduardo Mendieta, César Augusto Baldi, Walter Mignolo, Peter Fitzpatrick, Fernanda Frizzo Bragato, Oscar Guardiola-Rivera, José-Manuel Barreto e Jayme Benvenuto Lima Júnior.

Sabedoria, mística e tradição: religiões chinesas, indianas e africanas

Edição 309 - Ano IX – 28-09-2009

Esta edição da IHU On-Line foi produzida a partir da exibição da série de sete documentários da série “Spurensuche” – Religiões do Mundo, dirigido por Hans Küng, que divide as religiões entre quatro vertentes: Religiões da profecia; Religiões da sabedoria de origem chinesa; religiões da mística de origem indiana e religiões de matriz africana. O número em questão trata destas três últimas. Contribuem para a discussão Klaus Klostermaier, Subhash Anand, Volney José Berkenbrock, José Bizerril, André Bueno, Frank Usarski, Michael Amaladoss e Monja Coen.

A Filosofia está viva?

Edição 80 - Ano III – 20-10-2003

Em celebração aos 50 anos do curso de Filosofia da Unisinos, esta edição da IHU On-Line discute a vitalidade da filosofia na atualidade. O número, ainda em forma de boletim, dedica-se a refletir sobre as relações da filosofia com a metafísica a partir de Franca D'Agostini e Gianni Vattimo. Os artigos traduzidos dos pensadores são aprofundados por Emildo Stein e Carlos Cirne Lima.