Edição 458 | 10 Novembro 2014

Ilustração e metaética em Dogville, de Lars Von Trier

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Redação

Publicação em Destaque
Ilustração e metaética em Dogville, de Lars Von Trier

Cadernos IHU em sua 50ª edição publica Ilustração e metaética em Dogville, de Lars Von Trier, sob autoria de Pedro Marques Harres, cineasta e filósofo. O presente artigo tem como objetivo realizar uma reflexão filosófica sobre o filme Dogville (2003), de Lars von Trier, e se insere numa corrente contemporânea da filosofia analítica que considera alguns filmes capazes de filosofar em seus próprios termos. A pesquisa partiu de um levantamento de outros estudos sobre o filme e identificou uma centralidade da questão ética que, quando problematizada através de recursos metalinguísticos e elementos brechtianos, resulta num desfecho metaético para Dogville. Diante de tal constatação, a hipótese central deste estudo é a de que exista uma reflexão metaética em Dogville que, se articulada, é capaz de dar um sentido que o unifique. O filme, enquanto obra de arte, discute a si mesmo e as possibilidades de seu suporte (no caso, o formato fílmico). Dogville nos nega uma conclusão de cunho moral/pedagógico, porque contém uma crítica de seus próprios estratagemas didáticos no elaborar de sua parábola. A presente investigação encontrou a ineficácia de ilustrações morais como cerne dessa crítica. É também possível derivar do filme uma hipótese metafísica sobre a incapacidade humana de aprimorar-se moralmente, porém, não são fornecidos subterfúgios para confirmá-la ou negá-la.

 

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