Edição 451 | 25 Agosto 2014

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line.
Hidrelétricas no Rio Grande do Sul. Impactos sociais e ambientais

Hidrelétricas no Rio Grande do Sul. Impactos sociais e ambientais

Edição 341 - Ano X – 30-08-2010

A matriz energética brasileira está em discussão. Qual seria a matriz mais sustentável, renovável, limpa e com menos consequências sociais e ambientais para o país? Este debate urge a necessidade de repensar o modelo das usinas hidrelétricas, com suas megaobras e grandes barragens. Em um momento em que o país debatia a situação do Rio Xingu sob o impacto da construção da hidrelétrica de Belo Monte, e os impactos no Rio Madeira com as usinas de Jirau e Santo Antônio, a IHU On-Line desta semana debate a construção de uma série de hidrelétricas no estado do Rio Grande do Sul. Contribuem na discussão Paulo Brack, Alexandre Krob, Eduardo Ruppenthal, Leandro Scalabrin, Lisiane Hahn, Márcio Repenning e Silvia Pagel.

 

O Pampa e o monocultivo do eucalipto

Edição 247 - Ano VII 10-12-2007

Disponível em  Um ano depois da publicação de Pampa. Silencioso e desconhecido, na edição 190 da IHU On-Line, a revista retoma o tema para discutir a invasão do bioma pelo deserto verde do eucalipto. A opção pelo Pampa para a implantação de um megaempreendimento, capitaneado por três grandes empresas, de plantação de eucalipto, fez com que o próprio Rio Grande do Sul se debruçasse sobre este importante bioma que é o pampa, para melhor conhecê-lo. Contribuem para o debate Luiza Chomenko, Marcelo Madeira, Paulo Brack, Antonio Eduardo Lanna e Maurem Alves. Outros entrevistados são Leonardo Melgarejo e Glayson Bencke.

 

Getúlio

Edição 112 - Ano IV - 23-08-2004

Inspirada pela exposição Eu Getúlio, Ele Getúlio, Nós Getúlios, esta edição da IHU On-Line sai a campo para ouvir depoimentos de pessoas que testemunharam a Era Vargas. Colhe, desta forma, o depoimento de homens e mulheres, políticos, sindicalistas, professores e pessoas do povo que viveram intensamente a crise de agosto de 1954. O número conta ainda com entrevistas com Gilberto Vasconcellos, Juremir Machado da Silva e Magno Bissoli. A edição ainda traz a memória de Maria de Lurdes Pintasilgo, a primeira e única mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra de Portugal.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição