Edição 450 | 11 Agosto 2014

Verdade e História – arqueologia de uma relação

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Publicação em Destaque
Verdade e História – arqueologia de uma relação

A edição nº 212 dos Cadernos IHU ideias traz como eixo central de debate a produção da verdade em perspectiva com a história, discutido por José D’Assunção Barros, que faz a conferência de encerramento do XII Encontro Estadual de História da Associação Nacional de História – Seção Rio Grande do Sul - ANPUH-RS. Nesse sentido, ele explica que resta muito pouco da antiga pretensão positivista de alcançar um dia a verdade última, acabada e definitiva. A própria redefinição da História como uma ciência interpretativa leva a se admitir que os resultados e produtos da História a serem alcançados no plano mais geral são apenas hipóteses sobre o desenvolvimento do mundo humano, interpretações sobre os processos vividos pela humanidade ou cada uma das diversas sociedades dela constituintes, leituras em torno das razões e desdobramentos dos grandes acontecimentos que impactaram o mundo humano desde os inícios dos tempos, sendo o seu principal resultado a elaboração de “hipóteses sobre o funcionamento do mundo”. 

Quando ocorre a uma hipótese ser erigida ao status de ‘verdade absoluta’, incontestável e definitiva, pode-se dizer, aliás, que ela se petrifica em dogma e que, ato contínuo, abandonamos o campo da ciência. A principal característica da ciência é a convivência da eterna busca da verdade com a noção concomitante de que a produção de conhecimento necessita da crítica eternamente atualizada e de uma reescrita constante. Quero sustentar que a História trabalha tanto com as ‘intenções de verdades’ que se relacionam com aquele gesto pericial que busca obter precisão informativa, como com as formulações que se referem ao gesto interpretativo de propor hipóteses que apenas anseiam produzir um conhecimento verdadeiro e relativo, embora sem necessariamente alcançar a verdade propriamente dita.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU podem ser acessadas gratuitamente para download. Elas também podem ser adquiridas em versão impressa diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 55 (51) 3590 8247. 

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição