Edição 449 | 04 Agosto 2014

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line.
Dívida pública. Quem ganha e quem perde?

Dívida pública. Quem ganha e quem perde?

Edição 440 - Ano XIV – 07-04-2014

 A dívida pública é, atualmente, um dos principais alimentos do capitalismo, favorecendo a concentração de renda no setor financeiro e aumentando ainda mais o seu poder. Nesta discussão, importa menos o tamanho da dívida e mais o da taxa de juros, que faz com que esta tenda a crescer sempre. O endividamento do Estado, suas causas e implicações é o tema em debate na edição da IHU On-Line desta semana. Contribuem com o debate Rodrigo Vieira de Ávila, Adriano Benayon, Amir Khair, João Sucupira, Ivo Poletto, Maria Lucia Fattorelli, Wilson Cano e Guilherme Delgado.

 

Economia Solidária. Uma “outra economia” ou uma economia de “pobre para pobre”?

Edição 229 - Ano VII - 30-07-2007 

A 3ª Feira de Economia Solidária do Mercosul, realizada em Santa Maria-RS, inspirou esta edição da IHU On-Line. Fruto de diversas confusões conceituais, muitos ainda tendem a acreditar que esta economia se trata de um apêndice da economia liberal, criada para amortecer os conflitos gerados pela crise do desemprego, da exclusão social, da fome e da miséria. De acordo com as entrevistas, mesmo o Banco Mundial na época a caracterizava como um poor marketing. Para discutir o assunto, a edição entrevista Benedito Anselmo Martins de Oliveira, Maria Nezilda Culti, Pablo Guerra, Roberto Marinho Alves da Silva, Roque Spies, Vera Regina Schmitz e a irmã Lourdes Dill.

 

Segurança urbana e desigualdade social

Edição 182 - Ano VI - 29-05-2006

 Esta edição da IHU On-Line teve por base a realização do Seminário Latino-Americano de Segurança Urbana em São Leopoldo. No entanto, na mesma semana, as ações promovidas pelo crime organizado em São Paulo, Paraná e Minas Gerais tornaram ainda mais relevante e providencial a discussão sobre medo, desigualdade e segurança. Estão presentes nesta edição entrevistas com Alba Zaluar, Antanas Mockus Sivickas, Antonio Carlos Carballo Blanco, João Trajano de Lima Sento-Sé, Jorge Zaverucha, Luiz Eduardo Soares, Vera Malaguti Batista.

 

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição