Edição 448 | 28 Julho 2014

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line.
O futuro que advém. A evolução e a fé cristã segundo Teilhard de Chardin

O futuro que advém. A evolução e a fé cristã segundo Teilhard de Chardin

Edição 304 - Ano IX - 17-08-2009

“O universo inteiro está em evolução”, afirma John Haught. Segundo ele, “Teilhard de Chardin foi um dos primeiros cientistas no século passado a reconhecer que todo o cosmos, e não apenas as fases da vida e da existência humana, é uma história importante. Sobre a evolução da Terra, já trouxe a esfera da matéria (geosfera) e da vida (a biosfera). Agora se está criando a esfera da mente/espírito (a noosfera)”. Contribuem para a discussão John Haught, Jacques Arnould, George Coyne, Ludovico Galleni, Luís Miguel Sebastião, Paul Schweitzer, Pedro Guimarães Ferreira e Waldecy Tenório.

 

O Pós-humano

Edição 200 - Ano IX - 16-10-2006

“O pós-humanismo é o contrário da autorreferência, é a celebração da hibridação, é a consciência de que o homem não apenas não é a medida do mundo, mas não é nem mesmo a medida de si mesmo”, afirma Roberto Marchesini, estudioso de ciências biológicas e de epistemologia, em entrevista publicada na edição número 200 da revista IHU On-Line. Contribuem para este número Roberto Manchesini, Elena Pulcini, Roberto Mancini, Marc Jongen, Marcello Buiatti, Claudio Tugnoli, Rèmi Brague e Mario Novello.

 

O ser humano como sujeito social na Teoria dos Sistemas, auto-organização e caos

Edição 142 - Ano V - 23-05-2005

Mais de 600 pessoas, vindas de todo o Brasil e do exterior, participaram do Simpósio Internacional Terra Habitável: um desafio para a humanidade, realizado na Unisinos de 16 a 19 de maio de 2005. O evento reuniu uma série de pesquisadores de diversas áreas, com uma proposta multidisciplinar para tratar dos temas de fronteira que o século XXI suscita. Algumas entrevistas podem ser conferidas neste número.

 

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição