Edição 447 | 30 Junho 2014

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line
Arqueologia da mídia. Um passado presente

Arqueologia da mídia. Um passado presente
Edição 375 - Ano XI - 03-10-2011
“Não aceitamos a ideia de que a mídia tenha sido inventada no século XIX com o advento da fotografia, telefonia e cinematografia, ou seja, que a mídia seja resultado da industrialização”. Assim o pesquisador alemão Siegfried Zielinski, que também é um dos entrevistados do tema de capa, compreende a arqueologia da mídia, conceito por ele criado e que inspira o debate da edição 375 da IHU On-Line.

Midiatização. Um modo de ser em rede comunicacional
Edição 289 - Ano IX - 13-04-2009
O complexo processo da midiatização da sociedade é o tema ao qual diversos estudiosos têm se dedicado nos últimos dez anos. Em torno das discussões suscitadas pelo tema, a edição 289 da IHU On-Line buscou professores do Brasil e do exterior para pensar na problemática. Contribuem para o debate Pedro Gilberto Gomes, José Luiz Braga, Antonio Fausto Neto, Jairo Ferreira, Muniz Sodré, Daniel Dayan e Dênis de Moraes.

Mídia livre? A democratização da comunicação
Edição 254 - Ano IV - 14-08-2008
“Não consigo discernir o que vem a ser a dita ‘mídia livre’”, afirma o jornalista Pedro Luiz da Silveira Osório, professor de jornalismo na Unisinos. “Não acredito na idéia de mídia livre”, diz Antônio Fausto Neto, professor e pesquisador do PPG em Comunicação da Unisinos, pois, explica, “não há produção de conhecimento desconectada de interesses, de modelos de anunciação e de modos de falar”. Mas o que é hoje, no Brasil, uma mídia livre ou alternativa? Esta, entre outras, é a questão debatida da edição 254 da IHU On-Line.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição