Edição 446 | 16 Junho 2014

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line

Karl Rahner e a ruptura do Vaticano II
Edição 297 - Ano IX - 15-06-2009
Desde o Concílio do Vaticano II, realizado na década de 1960, a Igreja traçou novas perspectivas, renovou-se, marcou sua entrada oficial na modernidade. A construção desse novo paradigma contou com a participação de um dos teólogos mais importantes do século XX, Karl Rahner. Por ocasião do centenário de nascimento de Karl Rahner, em 2004, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU promoveu o Simpósio Internacional sobre Teologia Pública. Em 2009, quando se celebrou o 25º ano do falecimento do teólogo alemão, a revista IHU On-Line dedicou uma edição especial ao debate do legado da sua obra teológica.

Mística, estranha e essencial. Secularização e emancipação
Edição 435 - Ano XIII - 16-12-2013
“Nada é profano para quem sabe ver.” Nas palavras de Michel de Certeau, a mística é, ao mesmo tempo, estranha e essencial. Já Theodor Adorno, na esteira de Gershom Scholem, propõe que a mística é uma secularização que representa um avanço emancipatório. Dotada destas características, a mística volta a ser destaque nesta edição da IHU On-Line, que reúne pesquisadores, professores e professoras de diferentes áreas do conhecimento.

Deus e a humanidade: algo a ver? Karl Rahner 100 anos
Edição 102 - Ano IV - 24-05-2004
A edição foi elaborada sob o impacto do Simpósio Internacional O Lugar da Teologia na Universidade do Século XXI, cujos debates coincidiram com o centenário de nascimento do teólogo Karl Rahner — assunto ao qual se dedicaram as entrevistas e artigos publicados no tema de capa da revista. A edição também recordou o nascimento do teólogo Yves Congar. Rahner nasceu no dia 5 de março de 1904 em Freiburg, Alemanha. Ingressou na Companhia de Jesus em 1922. Doutorou-se em Filosofia em 1932, com a tese Espírito no mundo; foi aluno de Martin Heidegger e, em 1936, doutorou-se em Teologia. Teve sua passagem em 1984, em Innsbruck, na Áustria.