Edição 444 | 02 Junho 2014

Direito & Literatura. A vida imita a arte

Redação

Há mais de seis anos o programa de televisão Direito & Literatura discute, semanalmente, obras ficcionais tendo como horizonte a mútua relação do Direito e a Psicanálise. Daí surge a inspiração do tema de capa da revista IHU On-Line desta semana.

Participam do debate o professor da Universidade de Málaga, na Espanha, José Calvo González, Henriete Karam, psicanalista e professora do doutorado em Estudos Literários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Carlos Maria Carcova, doutor em Direito e professor da Universidade de Buenos Aires – UBA, André Karam Trindade, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Meridional – IMED.

Alfredo Santiago Culleton, professor e pesquisador do PPG em Filosofia da Unisinos, Alexandre Morais da Rosa, professor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Lênio Luiz Streck, professor e pesquisador do PPG em Direito da Unisinos.

Mais cinco entrevistas completam a edição. César Augusto Tureta de Morais, professor da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, descreve os grandes temas da sua conferência a ser proferida na noite desta segunda-feira, na Unisinos, e cujo tema é “Estratégia como prática social: o estrategizar e a produção de subjetividades”. Erick Felinto, professor e pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, que estará na Unisinos no próximo dia 9 de junho, concede a entrevista intitulada “A descoberta dos objetos e a experiência de uma 'virada não humana'. Ambos os entrevistados participam do III Seminário que prepara o XIV Simpósio Internacional IHU: Revoluções tecnocientíficas, culturas, indivíduos e sociedades. A modelagem da vida, do conhecimento e dos processos produtivos na tecnociência contemporânea, a ser realizado, na Unisinos, nos dias 21 a 23 de outubro.

Sandra Caponi, professora do Departamento de Sociologia e Ciências Políticas da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, debate a medicalização da vida. Fernando Leite, da Universidade de Brasília, fala sobre a ampliação da disseminação e distribuição do conhecimento científico a partir das redes de informação de acesso aberto, enquanto que o sociólogo Rudá Ricci, da Escola Superior Dom Helder Câmara, debate o atual momento do sindicalismo nacional e o cenário político e social após as jornadas de junho/julho de 2013.

Rudá Ricci, sociólogo, debate o momento nacional caracterizado pela realização da Copa do Mundo, o cenário político e social após as jornadas de junho de 2013 e as próximas eleições presidenciais.

A todas e a todos uma boa leitura e uma excelente semana!