Edição 443 | 19 Mai 2014

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line.
Áreas úmidas. Biodiversidade e equilíbrio ambiental

Áreas úmidas. Biodiversidade e equilíbrio ambiental

Edição 433 - Ano XIII – 02-12-2013

Áreas úmidas, biodiversidade e equilíbrio ambiental é o tema de capa desta edição da IHU On-Line. A edição reúne um conjunto de pesquisadores para pensar a necessidade de preservação de zonas alagadas, desde o ponto de vista de preservação da fauna e da flora até a perspectiva e prevenção das mudanças climáticas em âmbito mundial. Contribuem para o debate Wolfang Junk, Michèle Sato, Demétrio Luis Guadagnin, Sidinei Magela Thomaz, Luis Fernando Perello, Cristina Stenert, Paulo Rogério Gonçalves e Ana Silvia Rolon.

 

Por uma ética do alimento. Sobriedade e compaixão

Edição 384 – Ano XI – 12-12-2011

Esta edição da IHU On-Line debate os desafios e as perspectivas da Rio+20. Vinte anos depois da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92), a cidade do Rio de Janeiro foi sede, em junho de 2012, da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a chamada Rio+20. Contribuem no debate André Trigueiro, Cristovam Buarque, Dal Marcondes, Ladislau Dowbor, Ricardo Abramovay e Pedro Ivo de Souza Batista.

 

A vingança de Gaia. Mudanças climáticas e a vulnerabilidade do Planeta

Edição 171 – Ano VI – 13-03-2006

O título desta edição da IHU On-Line é inspirado no livro (então recém-lançado) A Vingança de Gaia (Rio de Janeiro: Intrínseca, 2006), de James Lovelock, autor da Teoria de Gaia. O título já então era questionado e discutido, inclusive por entrevistados da Revista, mas ainda assim temas como as mudanças climáticas, a vulnerabilidade do planeta Terra e a crise ecológica como manifestação de uma crise civilizacional sempre devem ser revisitados.  Colaboram para esta edição Washington Novaes, André Trigueiro, Luiz Gylvan, Carlos Eduardo Young e Nícia Beatriz Barbin, buscando aprofundar a discussão do significado da crise ecológica contemporânea.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição