Edição 442 | 05 Mai 2014

A empatia em Edith Stein

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Publicação em Destaque
A empatia em Edith Stein - Cadernos IHU Edição 47

A edição 47 dos Cadernos IHU, de autoria de Renaldo Elesbão de Almeida, apresenta uma pesquisa sobre a empatia como condição constitutiva da pessoa humana em Edith Stein. O objetivo da publicação é discutir a afirmação do ser humano enquanto pessoa capaz de vivenciar a intersubjetividade no reconhecimento do outro como substrato da formação humana. Para tanto, faz-se uma análise fenomenológica da relação fundamental vivida no encontro entre indivíduos que se reconhecem como semelhantes e que apreendem e compreendem as experiências alheias.

Investigar a constituição da empatia e seu desenvolvimento é uma das estratégias de abordagem do texto. Parte-se da empatia como compreensão de pessoas espirituais enquanto sujeitos que se constituem pessoa própria. Torna-se possível, desse modo, o respeito à dignidade peculiar do outro como constituição mútua entre as pessoas humanas. O texto se debruça na primeira obra filosófica de Stein, Zum Problem der Einfuhlung (Sobre o problema bda empatia), como base para a pesquisa, além outras obras da autora e comentadores que tratam da empatia em conformidade com a visão de Stein.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no telefone 55 (51) 3590 8247. Veja também a edição 168 da IHU On-Line, Hannah Arendt, Simone Weil e Edith Stein. Três mulheres que marcaram o século XX

Após o dia 24 de maio de 2014, o arquivo em PDF deste caderno estará disponível

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição