Edição 439 | 31 Março 2014

O lugar da mulher nos escritos de Paulo

Cadernos Teologia Pública - O lugar da mulher nos escritos de Paulo
Cadernos Teologia Pública nº 82

Cadernos Teologia Pública, em sua 82ª edição, de 20 de fevereiro de 2014, apresenta O lugar da mulher nos escritos de Paulo, de autoria de Eduardo de la Serna,  professor de Teologia no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Buenos Aires e no Instituto de Formação Teológica da Diocese de Quilmes. Tomando como referência a unidade “escatológica” que se dá “em Cristo” e superando as divisões existentes na humanidade entre os pares judeus e gregos, escravos e livres, homens e mulheres, citados em Gálatas 3:28, este estudo se debruça sobre a questão doutrinal do lugar da mulher nos escritos paulinos. Mediante uma análise minuciosa destas dicotomias em relação a outros textos bíblicos, é demonstrado que a unidade escatológica se dá pela incorporação de todos ao povo de Deus, do qual pagãos, escravos e mulheres participam plenamente e em igualdade de direitos com judeus, livres e varões, numa relação fraternal. A categoria “irmão/irmã” é a categoria que – no caso também da mulher – a situa como “par” do homem. O Batismo torna-os irmãos, e a partir dele não há motivos para divisão.

Esta e outras edições dos Cadernos Teologia Pública podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações no telefone +55 (51) 3590 8247.

Acesse a versão em PDF em http://bit.ly/ihuteo82. Confira as demais edições dos Cadernos em http://www.ihu.unisinos.br/cadernos-ihu-teologia.