Edição 435 | 16 Dezembro 2013

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line.

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Retrovisor
O feminino e o Mistério. A contribuição das mulheres para a Mística.

O feminino e o Mistério. A contribuição das mulheres para a Mística.

Edição 385 – Ano XI – 19-12-2011

A contribuição de mulheres como Hildegard de Bingen, Marguerite Porete, Teresa de Ávila, Maria Madalena, Rabi’a al-’Adawiyya, entre outras, para uma compreensão mais profunda do que é a Mística é o tema de capa desta edição da IHU On-Line. Contribuem nesta edição os seguintes pesquisadores de diversas áreas do conhecimento: Marco Vannini, Juan Martín Velasco, Chris Schenk, Salma Ferraz, Carlos Frederico Barboza de Souza, Victoria Cirlot, Felisa Elizondo, Maria José Caldeira do Amaral, Ceci Baptista Mariani, Sílvia Schwartz e Luce López-Baralt.

 

Rûmî. O poeta e místico da dança do Amor e da Unidade.

Edição 222 – Ano VII - 04-06-2007

A matéria de capa desta edição da IHU On-Line é dedicada ao poeta e místico persa Rûmî (1207-1273), no ano em que se celebram os 800 anos de seu nascimento. Considerado um dos maiores místicos e poetas do Islã, a Unesco dedicou a ele o ano de 2007. Faustino Teixeira, Carlos Frederico Barboza de Souza, Pablo Beneito, Pilar Garrido e Marco Lucchesi, Mario Werneck, William Chittick, Carlo Saccone, Beatriz Machado e Armando Erik de Carvalho colaboram com entrevistas à publicação.

 

Delicadezas do Mistério. A mística hoje.

Edição 133, Ano V - 21-03-2005

A experiência do inominável, do totalmente outro, do mistério, é o tema de capa desta edição da IHU On-Line. A proposta da publicação foi promover o diálogo entre diversas e variadas experiências místicas: a budista, a islâmica, a judaica, a católica, a afro-brasileira, a espírita e a protestante, entre outras. Um diálogo que preserva o mistério e o enigma da diferença, pois há sempre algo de irredutível e irrevogável na experiência do outro. Participam do debate Faustino Teixeira, Vitória Peres de Oliveira, Marcelo Barros, Padma Samten, José Jorge de Carvalho, Antonio Gouvêa Mendonça, Marco Lucchesi, Monja Coen, Ernesto Cardenal, Luiz Felipe Pondé e Benjamin González Buelta.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição