Edição 434 | 09 Dezembro 2013

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da revista IHU On-Line
O bode expiatório. O desejo e a violência

O bode expiatório. O desejo e a violência

Edição 393 – Ano XII – 21.05.2012

A atualidade e a importância da obra de René Girard é o tema em discussão na IHU On-Line desta semana. O pensamento de Girard permite, sem dúvida, pensar com acuidade e pertinência aspectos fundamentais da contemporaneidade. Contribuem para o debate Dominique Janthial, James Alison, Stéphane Vinolo, Michael Kirwan, Gabriel Andrade, William Johnsen, Jean-Pierre Dupuy.

 

Violência intrafamiliar e de gênero

Edição 255 – Ano VIII – 22.04.2008

 A cada 15 segundos, uma mulher sofre violência no Brasil, e boa parte destes casos ocorre na própria casa da vítima. Violência física, sexual e psicológica são alguns dos vários tipos de violência cometidos dentro do antro familiar, e que foram explorados nesta edição da IHU On-Line. Contribuem para essa discussão Montserrat Sagot, Stela Soares de Farias Cavalcanti, Yara Regina Stockmanns, Lilia Schraiber, Martha Narvaz, Lupicínio Iñiguez e Romeu Gomes.

 

Jovens, violência e mídia: construções de significados

Edição 82 - Ano III - 03-11-2003

Esta edição da IHU On-Line debate o desafio da violência juvenil e o modo como ela é tratada pela mídia. A revista contextualiza ainda a demissão do secretário nacional de segurança pública, Luiz Eduardo Soares, que recolocou o tema da violência nos jornais. Dialogam nesta revista o professor de jornalismo da Unisinos, Ronaldo Henn; o professor da UFRGS, Rodrigo de Azevedo; a professora de comunicação da USP, Esther Hamburger e, por fim, o professor das Faculdades Rio-Grandeneses - FARGS, Alex Niche Teixeira.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição