Edição 433 | 02 Dezembro 2013

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da Revista IHU On-Line
Oceanos. Ecossistemas sob ameaça

Oceanos. Ecossistemas sob ameaça

Edição 409 – Ano – XII – 19-11-2012

Vastos, enigmáticos, vigorosos, repletos de vida. Mais do que povoar o imaginário das pessoas ao longo dos séculos, os oceanos são fundamentais para a vida marinha e para o equilíbrio do clima do planeta. Para debater essa temática, a revista IHU On-Line entrevistou especialistas sobre a situação desses ecossistemas, seus principais problemas e o que pode ser feito para preservá-los. São eles: Nathalie Rey, Luís Valdés, Jorge Pablo Castello, Lauro Calliari, Grasiela Leães Lopes Pinho, Rosimeire Araújo Gonzalez e José Muelbert.

 

Caatinga: um bioma exclusivamente brasileiro... e o mais frágil

Edição 389 – Ano – XII – 23-04-2012

A Caatinga, que de acordo com pesquisadores é o único bioma exclusivamente brasileiro, é também o mais frágil. Nesta edição da revista IHU On-Line, diversos pesquisadores e militantes contribuem com um olhar sobre a biodiversidade pouco conhecida e explorada deste bioma. Colaboram para o debate: Haroldo Schistek, João Arthur Seyffarth, Marcos Antonio Drumond, Rejane Magalhães de Mendonça Pimentel, Rodrigo Castro, Maria Tereza Bezerra Farias Sales, Ulysses Paulino de Albuquerque e Lúcia Helena Piedade Kiill.

 

Água: Bem público universal

Edição 22 - Ano II - 17-06-2002

No ano de 2003 a Unisinos sediou o primeiro Simpósio Internacional Água: Bem público universal. Um ano antes, no entanto, a revista IHU On-Line já levantava as discussões iniciais sobre o tema. Além de informar sobre o evento do ano seguinte, a edição elencava alguns dos participantes confirmados, como o prof. José Ivo Follmann, então diretor do Centro de Ciências Humanas da Unisinos, o coordenador do Projeto Camaquã, Henrique Carlos Fensterseifer. A revista também traz a tradução de artigos e entrevistas que trazem o acesso à água como tema de discussão.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição