Edição 432 | 18 Novembro 2013

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da Revista IHU On-Line
Agroecologia e o futuro sustentável para o planeta. Um debate

Agroecologia e o futuro sustentável para o planeta. Um debate

Edição 377 – Ano – XI – 24-10-2011 

A edição 377 da Revista IHU On-Line retomou a discussão em torno da sustentabilidade tendo como foco a agroecologia. O tema é atravessado por discussões sobre agricultura, meio ambiente, economia solidária, entre outros. Contribuem com o debate Fernando Ferreira Carneiro, Daniel Tygel, Marcelo Calazans, Letícia Rangel Tura, Maria Emília Lisboa Pacheco, Larissa Ambrosano Packer e Claudia Witt. Confira também as entrevistas com Joana Terezinha Puntel, sobre Igreja Católica na Internet, e com Isamara Allegretti, sobre a “Geração Y: primeira geração global”.

 

Agrotóxicos. Pilar do agronegócio

Edição 368 – Ano – XI – 04-07-2011

Os agrotóxicos e os males que causam à saúde humana e ao meio ambiente são o tema da Edição 368 da Revista IHU On-Line. Enquanto uma área de floresta amazônica do tamanho de 180 campos de futebol é destruída pela ação de herbicidas, uma parcela da população brasileira grita “agrotóxicos, nunca mais!” Entender o contexto do uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras brasileiras e seus efeitos diversos é o objetivo deste tema de capa. Contribuem para o debate os pesquisadores Wanderlei Pignati, José Juliano de Carvalho, Mohamed Ezz El Din Mostafa Habib, Letícia Rodrigues da Silva e Rubens Nodari.

 

Terra Habitável. Um desafio para a humanidade 

Edição 141 - Ano V - 16-05-2005

A edição 141 da Revista IHU On-Line abordou a temática do Simpósio Terra Habitável: um desafio para a humanidade, promovido pela Unisinos, por meio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU. O evento discutiu as condições de habitabilidade do planeta, celebrando o cinquentenário da morte de Teilhard de Chardin, o centenário de nascimento do padre Balduíno Rambo e o centenário do ano miraculoso de Albert Einstein. O objetivo do evento, cuja temática permanece atual, foi discutir alternativas de habitabilidade sob uma visão transdisciplinar da economia, da física, da biologia, da ecologia, do direito, da filosofia e da teologia.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição