Edição 431 | 04 Novembro 2013

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da revista IHU On-Line
Tortura, crime contra a humanidade. Um debate urgente e necessário. Edição 269 – Ano – VIII – 18-08-2008

Tortura, crime contra a humanidade. Um debate urgente e necessário

Edição 269 – Ano – VIII – 18-08-2008 

O tema de capa da edição 269 da IHU On-Line, de 18-08-2008, discutiu o tema da tortura como crime contra a humanidade. O número trouxe à tona debates sobre os anos de chumbo, que já acabaram no Brasil, mas a tortura, os assassinatos, os desaparecimentos e o luto constante daqueles que sequer enterraram seus mortos ainda persistem, vívidos. Contribuem para essa discussão Lenio Streck, Alfredo Jerusalinsky, Cecília Pires, Alfredo Culleton, Deisy Ventura, Roberto Romano, Dalmo Dallari, Kathryn Sikkink, Ovídio Baptista e Eliezer Rizzo de Oliveira.

 

Forum Social Mundial: Indagações de um novo século

Edição 129 – Ano – V – Edição especial Janeiro de 2005

"Estamos vivendo uma mudança de época, mais do que uma época de mudanças. Quando nós sabíamos todas as respostas, nos mudaram todas as perguntas e ficamos sem referenciais." Esta frase, de autoria do teólogo espanhol Juan José Tamayo-Acosta, um dos entrevistados desta edição, simboliza os propósitos da edição 129 da Revista IHU On-Line. Confira, também, entrevistas com John Holloway, Robert Redeker, João Pedro Stédile, André Gorz, Josué Pereira da Silva, Ricardo Antunes e Maria José Fariñas.

 

Inventar um novo mundo

Edição 33 - Ano II - 02-09-2002

A edição 33 da Revista IHU On-Line discutiu os rumos de uma política de civilização sob a perspectiva do ecodesenvolvimento. Para tanto, o número traduziu e reproduziu uma entrevista com Ignacy Sachs, concedida ao jornal Libération em 26-08-2002. O pensamento de Sachs é pioneiro no que se refere ao ecodesenvolvimento, rebatizado, então, de desenvolvimento sustentável. O entrevistado também foi secretário geral da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento, em Estocolmo, em 1972, e do Encontro de Cúpula da Terra, no Rio de Janeiro, em 1992. O número conta ainda com o Artigo da Semana de Edgar Morin, intitulado "Por uma política da humanidade".

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição