Edição 431 | 04 Novembro 2013

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line no período de 28-10-2013 a 1º-11-2013, disponíveis nas Entrevistas do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br).

Diminuição das desigualdades deve ser comemorada com cautela. 

Entrevista especial com Diogo Coutinho, pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - Cebrap

Confira nas notícias do 25-10-2013

A queda da desigualdade no Brasil "não resulta de um ataque efetivo aos gargalos e entraves que compõem a 'armadilha da desigualdade'” no que se refere à renda, riqueza, oportunidades e status social, adverte Diogo Coutinho, em entrevista concedida à IHU On-Line por e-mail. Na avaliação dele, "os ganhos de igualdade" da última década estão particularmente relacionados com o aumento do salário mínimo e os programas sociais de distribuição de renda, "não de mudanças estruturais em arranjos jurídico-institucionais que há séculos conservam o status quo e impedem a mobilidade social no país".

 

Desenvolvimento sustentável. Disciplina obrigatória nos cursos de jornalismo. 

Entrevista especial com André Trigueiro, pós-graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Confira nas notícias do 30-10-2013

Com a intenção de “oxigenar os cursos de Jornalismo”, o MEC está revendo as diretrizes curriculares dos cursos de graduação brasileiros. Em breve, com a reformulação dos currículos, as universidades deverão incluir a disciplina de Desenvolvimento Sustentável na grade curricular. A alteração, na avaliação do jornalista André Trigueiro, “é muito importante, porque estamos falando de uma atualização voltada para novas culturas que estão sendo determinantes na compreensão dos desafios civilizatórios deste terceiro milênio. O jornalista, portanto, deverá estar antenado com os dilemas do desenvolvimento sustentável, tema que agora fará parte da sua formação”. Para o especialista, que concedeu entrevista por e-mail à IHU On-Line, a importância desta disciplina nos cursos de Jornalismo serve para “mostrar o senso de urgência em favor de uma nova forma de se relacionar com o planeta que nos acolhe”.

 

A Reforma. Um ato de liberdade. 

Entrevista especial com Vítor Westhelle, graduado em Teologia pela Escola Superior de Teologia – EST e mestre e doutor em Teologia pela Escola Luterana de Teologia de Chicago

Confira nas notícias do 31-10-2013

“A Reforma criou foi um conceito de igreja pluricêntrica em que diferentes expressões são possíveis. Mas com isso também se estabelece um debate sobre convicções distintas. Contudo, nem tudo vale! Se existe um critério que define o movimento da Reforma, é aquilo que traz a Cristo. Este é o princípio fundamental”. A avaliação é de Vítor Westhelle, em entrevista concedida por e-mail à IHU On-Line, ao comentar os 496 anos do movimento reformista cristão, iniciado por Martinho Lutero no século XVI, ao publicar as 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, no dia 31 de outubro de 1517.

 

Quem é quem? Novo Código de Mineração em debate. 

Entrevista especial com Clarissa Reis Oliveira, geógrafa e autora da pesquisa “Quem é Quem nas Discussões do Novo Código da Mineração”, publicada pelo Instituto Brasileiro de Análises Econômicas - Ibase

Confira nas notícias do 1º-11-2013

As alterações sugeridas no novo Código da Mineração “convergem para intensificação da exploração mineral no Brasil. Tratando o setor mineral essencialmente como uma atividade econômica, com implicações econômicas, sem contar todos os envolvidos no processo exploratório”, afirma a pesquisadora Clarissa Oliveira, em entrevista à IHU On-Line por e-mail. Segundo ela, o novo texto pretende “restringir o acúmulo de licenças, principalmente autorizações de pesquisas em áreas que não são posteriormente exploradas. Além disso, passa a conceder ou autorizar direitos minerários somente a empresas ou cooperativas”.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição