Edição 430 | 21 Outubro 2013

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Retrovisor
Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line

Carlos Roberto Velho Cirne-Lima. Um novo modo de ler Hegel

Edição 261, Ano VIII, 09-06-2008 

A IHU On-Line dedicou o número 261 para tratar do trabalho do filósofo gaúcho Carlos Roberto Velho Cirne-Lima, que na época recebeu o título de professor emérito da Unisinos, alinhada ao reconhecimento público da obra filosófica deste professor do PPG de Filosofia da Unisinos que muito contribuiu, sempre com muita solicitude e profissionalismo, nos eventos e nas publicações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU. Contribuem com o debate Ernildo Stein, Paulo Roberto Margutti Pinto, Eduardo Luft, Julio Cabrera, Thadeu Weber, Jayme Paviani, Adriano Naves de Brito, Inácio Helfer, Álvaro Luiz Montenegro Valls, Manfredo de Oliveira, Ariel Koch Gomes e Luiz Osvaldo Leite.

 

Fenomenologia do espírito de Georg Wilhelm Friedrich Hegel. 1807-2007 

Edição 217, Ano VII – 30-04-2007

Em 1807, Georg Wilhelm Friedrich Hegel publicava a Fenomenologia do espírito. Para avaliar a importância dessa obra 200 anos após seu lançamento, contribuem para essa edição os seguintes estudiosos de Hegel: José Henrique Santos, ex-reitor da UFMG; Walter Jaeschke, diretor do Hegel-Archiv, na Ruhr-Universität Bochum, Alemanha; Pierre-Jean Labarrière, do Centro Sèvres de Paris; e Eduardo Luft, professor de Filosofia da PUC-RS. Outros entrevistados são Carlos Roberto Velho Cirne-Lima, um dos maiores estudiosos e especialistas brasileiros de Hegel; Prof. Dr. Marcelo Fernandes de Aquino, reitor da Unisinos; e Paulo Gaspar de Meneses, tradutor da Fenomenologia do espírito para a língua portuguesa.

 

Kant: razão, liberdade e ética

Edição 93, Ano IV, 22-03-2004

O projeto iluminista. 200 anos depois de Kant é o título da reportagem de capa da revista semanal alemã Der Spiegel, de 29-12-03. A IHU On-Line dedica uma reportagem de capa a este filósofo, cuja obra é fundamental para entender a sociedade moderna. Colaboram com o debate Manfredo de Oliveira, Guido de Almeida, Ricardo Terra e Valério Rohden. A edição também conta com artigos da filósofa Adela Cortina, do filósofo Gianni Vattimo e do teólogo e cardeal Karl Lehmann.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição