Edição 426 | 02 Setembro 2013

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da Revista IHU On-Line.
Filosofia, mística e espiritualidade. Simone Weil, cem anos . Edição 313 – Ano – IX – 03-11-2009

Filosofia, mística e espiritualidade. Simone Weil, cem anos

Edição 313 – Ano – IX – 03-11-2009

O centenário do nascimento de Simone Weil, escritora, operária e filósofa francesa, que morreu aos 34 anos de idade, foi um dos temas de capa da revista IHU On-Line em novembro de 2009. O tema foi realizado em parceria com o Centro de Teologia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – CTCH - PUC-Rio, retomando a fascinante trajetória filosófica, mística e espiritual da autora. Contribuíram com a discussão Bartomeu Estelrich, Emmanuel Gabellieri, Giulia Paola di Nicola, Attilio Danese, Maria Clara Bingemer, Fernando Rey Puente e Miguel Ângelo Guimarães Juliano.

 

Raízes do Brasil. 70 anos interpretando o Brasil

Edição 205 – Ano – VI – 20-11-2006

A Revista IHU On-Line, por ocasião dos 70 anos da primeira publicação do livro Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, dedicou um tema de capa à obra. Juntamente com a obra de Gilberto Freyre e Caio Prado Júnior, o livro de Sérgio Buarque de Holanda interpreta o Brasil procurando torná-lo inteligível para os brasileiros. Contribuíram com o debate Angela Mendes de Almeida, Robert Wegner, Edgar Salvadori de Decca, Maria Odila Dias, Aleksandar Jovanovic, Maria José de Rezende, Mauro José Gaglietti, Eliane Fleck e Ronaldo Vainfas.

 

Ser gaúcho em tempos de globalização

Edição 35 – Ano – II – 16-09-2002

Em seu segundo ano de existência, a Revista IHU On-Line, em sua edição 35, trouxe à discussão a identidade do gaúcho. Por ocasião da Semana Farroupilha foram convidados pesquisadores para falarem das formas de interação entre o tradicionalismo gaúcho e a globalização. Contribuíram para o debate Gilson Lima e Beloni da Silva. Integra também o debate uma entrevista com Hans-Jürgen Fraas com o título Manifestações religiosas no mundo contemporâneo. 

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição