Edição 425 | 01 Julho 2013

Redação

A publicação n. 190 dos Cadernos IHU ideias traz o texto Ciência e Justiça: considerações em torno da apropriação da tecnologia de DNA pelo direito sob autoria de Claudia Fonseca, professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A autora discute a apropriação do conceito de “verdade” a partir da ciência que é encontrada no campo jurídico, focando especialmente os casos de tecnologia de DNA utilizados em processos criminais e de reconhecimento de paternidade.

A reflexão desenvolvida neste Caderno IHU ideias debruça-se sobre um caso relativo a certo político gaúcho que tinha recursos financeiros, políticos e sociais para tentar combater a alegação de paternidade. Dentro dos procedimentos jurídicos da litigância, houve a realização de um teste de DNA, decisivo para os trâmites. “No final da década de 1990 a tecnologia de DNA oferecia aos brasileiros um novo tipo de testemunha – com altíssima credibilidade”, explica Claudia.

A publicação deste artigo é mais um subsídio para o XIV Simpósio Internacional IHU: Revoluções tecnocientíficas, culturas, indivíduos e sociedades - A modelagem da vida, do conhecimento e dos processos produtivos na tecnociência contemporânea, que ocorrerá de 21 a 24 de outubro de 2014.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU ideias podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Informações pelo telefone (51) 3590 8247.

A partir de 24 de julho de 2013 esta edição estará disponível na íntegra, neste sítio, em PDF.