Edição 422 | 10 Junho 2013

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da Revista IHU On-Line

O belo e o verdadeiro. A tensa e mútua relação entre literatura e teologia
Edição 251 – Ano – VIII – 17-03-2008
Disponível em http://bit.ly/11lQEfh
Literatura e teologia têm algo a ver? A tensa relação entre ambas foi captada, como constata o prof. Waldecy Tenório, por Drummond, quando este escreve um verso que soa como a encruzilhada do eu lírico desesperado: “Meu Deus e meu conflito”. Trata-se de um conflito muito rico, que não pode ser jogado fora nem por uma “literatura edificante” nem por uma “religiosidade melosa”, do estilo new age. Esta tensão, rica e conflituosa, é o tema de capa da IHU On-Line desta Semana Santa. Contribuem nessa discussão os entrevistados Georg Langenhorst, Afonso Soares, Rafael Camorlinga Alcaraz, Maria Clara Bingemer, Philippe Sollers, Robert Alter, Waldecy Tenório, Paulo Soethe e José Augusto Mourão.


Pomeranos: 150 anos de histórias e contradições
Edição 271 – Ano – VIII – 01-09-2008
Disponível em http://bit.ly/ZxVR7c
Há mais de 150 anos, os pomeranos começaram a construir uma nova história em terras brasileiras. Com um estilo de vida peculiar, instalaram-se nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo. Nessas localidades, preservam alguns dos costumes trazidos da Pomerânia, antiga província da Prússia. Para conhecer os elementos que diferenciam esse povo dos conterrâneos alemães, e compreender como ocorreu o processo de colonização pomerana no Brasil, a IHU On-Line entrevistou pesquisadores que se dedicam ao estudo dessa etnia: Wilhelm Wachholz, Carmo Thum, José Carlos Heinemann, Joana Bahia, Jairo Scholl, Martin Dreher, Vânia Grim Thies, José Nunes e Eduardo Iepsen.


Niilismo e relativismo de valores. Mercadejo ético ou via da emancipação e da salvação?
Edição 354 – Ano – X – 20-12-2010
Disponível em http://bit.ly/11Jybcj
O mais incômodo dos hóspedes não cessa de mover nosso chão e certezas. Quais são os valores de uma ética comum a todos os seres humanos? Que espaço sobra para a solidariedade numa sociedade marcada pelo relativismo? Enfim, mercadejo ético ou da emancipação e da salvação? Para debater essa temática, a IHU On-Line entrevistou os seguintes pesquisadores: Gianni Vattimo, Clademir Araldi, Roberto Romano, Paul Valadier, Paolo Flores D'Arcais e Luiz Filipe Pondé.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição