Edição 421 | 04 Junho 2013

Publicação em destaque

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Confira uma das publicações mais recentes do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

IHU ideias

Os riscos e as loucuras dos discursos da razão no campo da prevenção

A edição 188ª do Caderno IHU ideias traz a publicação do Prof. Dr. Luís David Castiel, pesquisador titular do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz, intitulada Os riscos e as loucuras dos discursos da razão no campo da prevenção. 

Nessa publicação o pesquisador vale-se do termo “protocologista”, segundo ele “um neologismo que, de forma caricatural, designa um imaginário adepto incondicional dos protocolos que, de alguma maneira, se dedica a produzir, lidar ou seguir protocolos no âmbito de suas práticas de pesquisa ou de planejamento, gestão ou intervenção na saúde, seja na esfera coletiva ou na individual. Dá tanta importância a este modo de pensar e organizar a ponto de empregá-lo para orientar sua própria vida”. 

Para Castiel, as anomalias “não podem ser excluídas porque pertencem à racionalidade organizacional dos processos tecnológicos e dos sistemas sociais contemporâneos. Parece que a principal resposta sociocultural disponível é a de ensejar um pânico moral e instituir a reatividade fóbica ao risco. Se assim for, esta situação conduz a tentativas irrealistas de controle, de modo que as estratégias de mediação neste contexto estarão sempre fadadas ao esgotamento, uma vez que a configuração geral das operações não tem possibilidades de integração. Haveria um desajuste primordial na gênese das causas que afeta a viabilidade de controlar, reduzir ou evitar as consequências”.

Os Cadernos IHU ideias podem ser adquiridos diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no campus da Unisinos, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A partir de 27 de junho de 2013 esta edição estará disponível na íntegra, no site do IHU, em formato PDF.

Mais informações podem ser obtidas no link bit.ly/LGK9BC ou pelo telefone (51) 3590 4888. 

Últimas edições

  • Edição 546

    Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

    Ver edição
  • Edição 545

    Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

    Ver edição
  • Edição 544

    Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

    Ver edição