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Redação
SANDEL, Michael J. O que o dinheiro não compra. Os limites morais do mercado. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2012.
Que papel os valores de mercado ocupam em nossa sociedade? Até que ponto a precificação dos mais diferentes âmbitos de nossas vidas é moralmente correta e socialmente justa? Vivemos uma economia de mercado ou somos uma sociedade de mercado? É plausível estar à venda desde o número do celular do seu médico, até lugares privilegiados nas filas (ou aquilo que Sandel chama de ética da fila), pistas rápidas nas autoestradas mediante pagamento prévio para seu acesso e atendimentos médicos privilegiados àqueles que podem pagar pelo serviço? A ascendência do raciocínio mercadológico cresce em ritmo vertiginoso e coloca dilemas éticos sobre os quais devemos refletir, conforme propõe o autor dessa obra. A verdade é que, em tempos de economia financeirizada, o mercado perdeu a vinculação com critérios éticos e de justiça.
Márcia Junges, jornalista, trabalha no Instituto Humanitas Unisinos – IHU e é tutora do EAD Unisinos