Edição 419 | 20 Mai 2013

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Relembre algumas das edições antigas da Revista IHU On-Line.

A “História da loucura” e o discurso racional em debate

Edição 364 – Ano – XI – 06-06-2012

Disponível em http://bit.ly/k3Fcp3 

Discutir a atualidade de História da loucura, de Michel Foucault, é o tema das entrevistas com César Candiotto, Augusto Bach, Andrea Scisleski, Celso Kraemer, Alfredo Veiga Neto, Jean-François Bert, Philippe Artières e Guilherme Branco. A obra, lançada em 1961, segue atual para diversas áreas do conhecimento.

 

A ética da psicanálise. Lacan estaria justificado em dizer “não cedas de teu desejo”?

Edição 303 – Ano – IX – 10-08-2009

Disponível em http://bit.ly/YJ5pM8 

A ética da psicanálise é o tema inspirado pelo Colóquio Internacional A ética da psicanálise: Lacan estaria justificado em dizer “não cedas de teu desejo”? [ne cède pas sur ton désir]?, realizado em 14 e 15 de agosto de 2009. Contribuem nesta discussão vários conferencistas e debatedores do Colóquio: Ernildo Stein, Martine Lerude, Paul Valadier, Aurélio Souza, José Zuberman e Maria Marta Heinz.

 

 

Uniões homoafetivas. A luta pela cidadania civil e religiosa

Edição 253 – Ano – VIII – 07-04-2008

Disponível em http://bit.ly/10puzzO 

As homossexualidades estão cada vez mais presentes no debate público. O tema é compreendido cada vez mais no plural e abrange um amplo campo de autopercepções e práticas de vida. Assim, a homossexualidade, entendida como atitude e característica que marca uma identidade, é um conceito novo do ponto de vista histórico. A luta pela cidadania religiosa e civil das uniões homoafetivas desafia o conjunto de uma sociedade que identifica os homossexuais com o excesso sexual, com o puro prazer e como destruidores da ordem hierárquica natural, ou entendida como tal. Contribuem para essa discussão Luiz Mello, Rui Portanova, James Alison, Juan Masiá, Darío García, Luís Corrêa Lima, Antonio Trasferetti, André Musskopf, Nancy Cardoso e Erik Borgman.

Últimas edições

  • Edição 546

    Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

    Ver edição
  • Edição 545

    Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

    Ver edição
  • Edição 544

    Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

    Ver edição