Edição 418 | 13 Mai 2013

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Relembre edições antigas da Revista IHU On-Line:

Inventar um novo mundo 

Edição 33 – Ano – II – 02-09-2002

Disponível em http://bit.ly/10d3cZO

A edição 33 da Revista IHU On-Line, no seu segundo ano de existência, trouxe à discussão o tema da sustentabilidade, à época chamada de desenvolvimento durável, mas antes disso de ecodesenvolvimento. Nessa edição pode ser conferida na íntegra a entrevista de Ignacy Sachs concedida ao jornal Libération. Sachs foi conselheiro de Maurice Strong, secretário geral da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento, ocorrida em Estocolmo, em 1972 e do Encontro Cúpula da Terra, no Rio de Janeiro, em 1992. Confira também a análise conjuntural de José Luís Fiori, intitulada O fracasso neoliberal.

 

Eleições Brasileiras. A possibilidade da democracia social e política

Edição 39 – Ano – II – 21-11-2002

Disponível em http://bit.ly/11VgHf6

Esta edição foi publicada dias antes do segundo turno das eleições presidenciais de 2002, quando Lula e José Serra se enfrentaram nas urnas. O número 39 da Revista IHU On-Line debateu o tema das eleições presidenciais naquele momento. Contribuiu com o tema de capa o professor doutor da Unicamp Roberto Romano, o ex-deputado federal e economista Delfim Netto e, ainda, a reprodução de uma entrevista da Revista Época, do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

 

Bienal do Mercosul: aproximações artísticas e identitárias

Edição 58 – Ano – III – 24-11-2003

Disponível em http://bit.ly/10dniTQ

A 4ª Bienal do Mercosul, realizada entre outubro e dezembro de 2003, foi o tema da edição 58 da Revista IHU On-Line. A publicação discutiu a ordem do circuito cultural planetário, o reforço da especificidade da arte latino-americana e a proposição de alternativas aos centros artísticos estabelecidos. O tema da referida edição da bienal foi Arqueologia Contemporânea. O número conta com entrevista com o professor da USP Teixeira Coelho, o ex-professor da Unisinos Gilmar Hermes, e o artista plástico Paulo Gomes, entre outros.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição