Edição 418 | 13 Mai 2013

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line no período de 07-05-2013 a 10-05-2012, disponíveis nas Entrevistas do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br).

Proteção das áreas marinhas como garantia da sustentabilidade

Entrevista especial com Ronaldo Francini Filho, biólogo

Confira nas notícias do dia de 07-05-2013

Acesse o link http://bit.ly/12dcS5p 

Na visão de Ronaldo Francini Filho, estamos vivendo um momento em que nunca foi tão difícil criar uma unidade de conservação, principalmente marinha. “Infelizmente a conservação do meio ambiente tem sido vista como um entrave ao desenvolvimento”, lamenta. O biólogo se dedica ao estudo da preservação das áreas marinhas e apoia a criação de uma legislação para preservar tais regiões. 

 

Leilão de petróleo: Prejuízo de um trilhão de dólares

Entrevista especial com Paulo Metri, engenheiro

Confira nas notícias do dia de 08-05-2013

Acesse o link http://bit.ly/13xtaaW 

O engenheiro lamenta que as empresas estrangeiras já declararam que não querem construir refinarias no país nem exportar derivados. “Elas contrariam uma diretriz apontada pelo ex-presidente Lula, que queria que o país exportasse derivados, não matéria prima”. Na entrevista, ele explica as implicações da lei n. 9478/1997, que rege os leilões de petróleo no país, e defende a criação de uma nova legislação, semelhante à lei n. 12351, que assegura a criação de um fundo social a partir dos recursos obtidos com a exploração da camada de pré-sal. 

 

“A desigualdade segue sendo um problema muito grave no Brasil”

Entrevista especial com Alexandre de Freitas Barbosa, economista e professor na USP

Confira nas notícias do dia de 09-05-2013

Acesse o link http://bit.ly/10ImUZf 

Na opinião do economista, a superação da desigualdade no Brasil depende de um novo padrão de desenvolvimento. Ele reconhece a efetividade das políticas públicas desenvolvidas pelo governo brasileiro nos últimos dez anos, mas adverte que o “fim da miséria é apenas o início. A próxima agenda é a do desenvolvimento com combate à desigualdade, e para isso a transferência de renda via Bolsa Família é insuficiente”. 

 

“O governo brasileiro não tem interesse em respeitar os direitos indígenas”

Entrevista especial com Valdenir Munduruku, liderança indígena da Aldeia Teles Pires 

Confira nas notícias do dia de 10-05-2013

Acesse o link http://bit.ly/ZMMX2B 

A liderança mundukuru repercute a notícia de que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região – TRF deferiu, na noite do dia 08-05-2013, a reintegração de posse do canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, na região de Altamira, no Pará. “Essa decisão do governo federal, de não atender a nossa reivindicação e enviar a reintegração de posse, mostra mais uma vez que não há interesse em resolver os problemas da questão indígena. Nós vamos continuar essa luta, porque somos impactados por essas obras e temos de lutar pelos nossos direitos”, disse.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição