Edição 414 | 15 Abril 2013

Sociedade Sustentável, por um novo paradigma civilizacional

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU On-Line

Começa na segunda-feira, 15, o terceiro módulo do Ciclo de Estudos em EAD: Sociedade Sustentável com o professor MS Gilberto Faggion, que nas próximas seis semanas debaterá o tema Novo paradigma civilizacional.

 Dentro do ciclo de debates, este é o modulo com maior número de semanas, pois nesta etapa debatem-se textos de autores que vão apresentar alternativas de construção de uma sociedade mais sustentável. “Depois de termos falado em crises no primeiro e no segundo módulos, agora apresentamos possibilidades para melhorarmos a sociedade em que vivemos, tendo em conta as ideias de sete pensadores”, explica o professor.Na primeira semana serão discutidas abordagens de Serge Latouche; na segunda, de Ivan Illich e a noção de sociedade convivial; na terceira, Gilberto Dupas sobre o mito do progresso; na quarta semana, André Gorz e a superação da sociedade salarial; na penúltima semana, Jean Pierre Dupuy e Patrick Viveret a cerca de alternativas à catástrofe sistêmica; e fechando o módulo, Edgar Morin e a política de civilização.

Para Faggion, o debate com tais autores permite às pessoas perceberem coisas novas sobre velhos paradigmas. “Esses autores têm um pensamento fora do comum e, por isso, são originais. O mais interessante nesse ciclo de estudos é que ele nos permite estabelecer conexões com outros conhecimentos de acordo com a formação de cada um”, avalia.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição