Edição 414 | 15 Abril 2013

Redação

A questão do tráfico de pessoas e exploração sexual de mulheres avança para muito além da realidade fictícia da novela Salve Jorge, da Rede Globo, embora os dramas de Morena, protagonista da trama, sejam importantes para colocar o tema na agenda nacional de discussão. A revista IHU On-Line desta semana discute algumas questões relativas ao tráfico humano, especialmente de mulheres.

Participam do debate, principalmente, mulheres que militam de maneira pró-ativa contra o tráfico humanos, como Gabriella Bottani, representante da rede Grito Pela Vida na Talitha Kum – Rede Internacional da Vida Religiosa contra o Tráfico de Pessoas; Manuela Rodríguez Piñerez, assistente social que atua há mais de 20 anos com mulheres em situação de prostituição; a psicóloga e coordenadora geral da Sempreviva Organização Feminista – SOF, Nalu Faria e Eurídes Alves de Oliveira, irmã religiosa, coordenadora da rede Um Grito Pela Vida e integrante da coordenação do GT de Enfrentamento ao Tráfico Humano da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB.

A pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos, Denise Cogo, que juntamente com outros colegas pesquisadores, lançou o Guia das Migrações Transnacionais e Diversidade Cultural para Comunicadores – Migrantes no Brasil, editado pelo Instituto de Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona.

Também podem ser lidos nesta edição uma reportagem sobre a vida de Gabriella que discute o ser e sentir-se mulher, e as entrevistas com José Paulo Giovanetti, filósofo e psicólogo, professor da FAJE-BH, com Joseane Mariéle Schuck Pinto, bacharel em Direito pela Unisinos e pós-graduanda em relações internacionais, que fará a conferência, na próxima quinta-feira, no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, intitulada “A hospitalidade frente ao processo de reassentamento solidário aos refugiados” e com o jornalista e filósofo Ariel Finguerman, autor do livro Teologia do Holocausto (São Paulo: Paulus, 2012).

A todas e todos um ótima leitura e uma excelente semana.