Edição 412 | 18 Dezembro 2012

Destaques on-line

IHU On-Line

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line no período de 11-12-2012 a 17-12-2012, disponíveis nas Entrevistas do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br).

Desenvolvimento na Amazônia: várias incógnitas
Entrevista especial com Adriana Ramos, jornalista, coordenadora da iniciativa amazônica e membro do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental – ISA
Confira nas Notícias do Dia de 11-12-2012
Os projetos de infraestrutura e desenvolvimento previstos para a Amazônia nos próximos anos requerem uma discussão acerca do desenvolvimento das cidades e da economia regional. Segundo ela, os investimentos no setor energético e de mineração na Amazônia são preocupantes por causa do alto impacto ambiental e social, os quais não contribuem efetivamente para o desenvolvimento da região, disse a jornalista.

A direção inversa da economia brasileira
Entrevista especial com Leandro Horie, economista
Confira nas Notícias do Dia de 12-12-2012
Os fatores que favoreceram o crescimento da economia e do emprego “não são mais suficientes para que este processo prossiga. A continuidade do processo, assim como sua sustentabilidade, exige maior participação do setor industrial, inverso do que vem sendo observado”.

“É necessário recuperar a capacidade e a legitimidade da representação sindical”
Entrevista especial com Edilson Graciolli, sociólogo, professor da Universidade Federal de Uberlândia
Confira nas Notícias do Dia de 13-12-2012
O movimento sindical, a partir da proposta do Acordo Coletivo Especial, “conhecerá ainda mais refluxo em suas lutas, hoje já defensivas, como regra”, diz o sociólogo. “As esquerdas têm perdido a capacidade de disputar a hegemonia e isso possui, a meu ver, uma grande importância”, acrescenta.

Produção de fumo e o desafio de alimentar uma população crescente
Entrevista especial com Paula Johns, socióloga
Confira nas Notícias do Dia de 14-12-2012
“Não é o agricultor familiar que está ameaçado pela redução do consumo do tabaco; é a indústria do tabaco que vislumbra uma possível redução no seu negócio e utiliza os agricultores como escudo para defender seus próprios interesses”, pondera Paula Johns.

A invisibilidade gerada pela citricultura
Entrevista especial com Lidiane Maciel, socióloga, doutoranda em Sociologia pela Unicamp
Confira nas Notícias do Dia de 17-12-2012
De acordo com a pesquisadora, “as lavouras de laranja e, principalmente, de cana-de-açúcar substituíram parcialmente as antigas lavouras de café e ocuparam novos espaços para uma produção compassada com o desenvolvimento industrial”, acentua a pesquisadora.