Edição 199 | 09 Outubro 2006

Frases da Semana

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Síntese de frases publicadas nas Notícias do Dia do site do IHU

Ética x pragmatismo
“Foi a eleição do pragmatismo puro e sem princípios. Os prefeitos foram os principais cabos eleitorais e só falavam em emendas parlamentares e em Orçamento da União, não houve debate de idéias" - Paulo Delgado, deputado federal - PT-MG - que não se reelegeu - O Globo, 3-10-2006.

“Nós (o PT) não teremos uma bancada de deputados, e sim de vereadores federais. O povo puniu o PT, com algumas exceções. Não tem nenhum petista no Sul e no Sudeste que esteja entre os dez primeiros. Em Minas, o primeiro é o 19 geral. Mas, tudo bem: é uma onda de degradação na política que vai passar" - Paulo Delgado, deputado federal - PT-MG - que não se reelegeu - O Globo, 3-10-2006.

“Agora sai a ética e entra o pragmatismo. Ética é coisa de primeiro turno. Agora, qualquer adesão é bem-vinda” – Zuenir Ventura, jornalista – O Globo, 7-10-2006.

Civilização mata
“Apesar do domínio do império americano hoje, ainda vivemos numa civilização ocidental de origem mediterrânea. Mas essa civilização está depravada, perdeu ética e força, está contaminada por corrupção, guerras, poluição. É um movimento em direção à morte que ninguém pára. Hoje não se colocam nos maços aquele dizer "o cigarro mata"? Podemos dizer o mesmo de nosso mundo hoje: a civilização mata” – Manoel de Oliveira, 97 anos, diretor do filme Espelho Mágico, em cartaz no Brasil – Folha de S. Paulo, 25-10-2005.

O PT gaúcho
 “O PT gaúcho continuou uma tradição paradoxal do estado, a de movimentos populares – como o PTB de antigamente e o brizolismo – que se criaram e ganharam força onde nenhuma lógica os explicava, numa economia agropastoril e numa cultura conservadora. Talvez porque fizesse parte da mesma tradição outro paradoxo, a de caudilhos revolucionários, ou, pelo menos, agitadores” - Luis Fernando Verissimo, escritor – O Globo, 5-10-2006.

“O PT do Rio Grande do Sul tem sido uma reserva de talentos, nem sempre bem aproveitada, cuja principal credencial é estar longe do berço paulista” – Luis Fernando Verissimo, escritor – O Globo, 5-10-2006.

Bolsa Família e Prestes
“É uma simplificação idiota falar que o Nordeste, que elegeu o primeiro congressista comunista depois de Luiz Carlos Prestes, vota no Lula por causa do Bolsa-Família” – Ciro Gomes, ex-ministro do governo Lula – O Globo, 6-10-2006.

Luta em estado puro
“A pretexto de apurar responsabilidades no caso do dossiê Serra, fazem luta interna em estado puro” – José Dirceu, ex-deputado federal – PT-SP – Jornal do Brasil, 6-10-2006.

América Latina desigual
A América Latina é a região com mais desigualdades do mundo. Isso pode ter um efeito direto na estabilidade política" - Guillermo de la Dehesa, presidente do Centre for Economic Policy Research de Londres - El País, 8-10-2006.

“O crescimento econômico da América Latina é notável e sustentado, mas inferior ao da Ásia. Mas esse crescimento não contribuir para diminuir as fortíssimas desigualdades da região" - Miguel Sebao Astián, diretor da Oficina Econômica do presidente do Governo espanhol - El País, 8-10-2000.

 

Últimas edições

  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição
  • Edição 549

    Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

    Ver edição
  • Edição 548

    Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

    Ver edição