Edição 410 | 03 Dezembro 2012

Editorial

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Números impressionantes revelam a produção de lixo na sociedade contemporânea. Somos, efetivamente, uma civilização do lixo. A revista IHU On-Line desta semana discute a realidade e os desafios da “era do lixo”.

Participam desta edição, Maurício Waldman, consultor ambiental e autor de inúmeros livros e artigos sobre o tema, Raúl Néstor Alvarez, advogado argentino, autor do livro La basura es lo más rico que hay (Buenos Aires: Dunken, 2011), Eglé Novaes Teixeira, professora da Unicamp, Antônio Cechin, irmão marista e militante dos movimentos sociais e dos catadores de Porto Alegre, Elisabeth Grimberg, coordenadora executiva do Instituto Pólis, Carlos Roberto Vieira da Silva Filho, diretor executivo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – Abrelpe e Clóvis Benvenuto, presidente da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública – ABLP.

Participam igualmente do debate alguns associados de duas iniciativas populares de coleta seletiva do lixo de São Leopoldo, RS.

Completam a edição mais duas entrevistas. Audálio Dantas, jornalista, descreve os seus dois últimos livros: As duas guerras de Vlado Herzog, (Civilização Brasileira, 2012) e Tempo de reportagem: Histórias que marcaram época no jornalismo brasileiro (Leya, 2012) e, por ocasião do 300º aniversário de nascimento de Jean-Jacques Rousseau, publicamos a entrevista com Wilson Alves de Paiva, professor na Faculdade União de Goyazes, de Goiás, sobre a atualidade da filosofia deste filósofo francês.

A todas e a todos uma ótima semana e uma excelente leitura!

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição