Edição 406 | 29 Outubro 2012

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line no período de 23-10-2012 a 29-10-2012, disponíveis nas Entrevistas do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br).

RN. Projeto do perímetro irrigado da chapada do Apodi. Um contrassenso

Entrevista especial com Antonio Nilton Bezerra Júnior, sociólogo e membro da Comissão Pastoral da Terra – CPT de Mossoró-RN 

Confira nas Notícias do Dia de 23-10-2012

Acesse no link http://bit.ly/TPx5Z6 

A subsistência de milhares de famílias que trabalham com a agricultura e pecuária está ameaçada pelo projeto “Perímetro Irrigado de Apodi”, que prevê entregar as “terras da chapada do Apodi e a água da barragem de Santa Cruz, que tem capacidade de armazenar 600 milhões de metros cúbicos, a cinco grandes empresas da fruticultura irrigada”.

 

3,4 milhões crianças trabalhando: “É inaceitável”

Entrevista especial com Isa Maria de Oliveira, secretária do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

Confira nas Notícias do Dia de 24-10-2012

Acesse no link http://bit.ly/Ta0r3s 

“Se analisarmos que em uma década pouco mais de meio milhão de crianças foram retiradas do trabalho infantil, e que ainda há um universo de 3,4 milhões crianças trabalhando, isso revela claramente que as políticas e os programas adotados e implementados no Brasil não estão dando conta da gravidade do problema”, disse a entrevistada.

 

Guerrilha do Araguaia “deixou marcas profundas que não tem como apagar”

Entrevista especial com Sônia e Tânia Haas

Confira nas Notícias do Dia de 25-10-2012

Acesse no link http://bit.ly/R0pTZm 

“Ele perseguia um ideal, e isso tem a ver com a formação que tivemos em casa, de ter um olhar humanitário, de se preocupar com o próximo”, dizem as irmãs do médico gaúcho, assassinado na Guerrilha do Araguaia há 40 anos. 

 

Megaeventos e a governança empreendedorista neoliberal

Entrevista especial com Orlando Alves dos Santos Junior, professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ, e pesquisador da Rede Observatório das Metrópoles

Confira nas Notícias do Dia de 26-10-2012

Acesse no link http://bit.ly/S0r6kC 

Os atuais projetos de “reestruturação urbana” em curso por causa da Copa do Mundo 2014, longe de ser “um projeto de desenvolvimento urbano”, buscam “reafirmar antigas centralidades urbanas já presentes nas cidades-sede, fortalecer e revitalizar centralidades decadentes assim como criar novas centralidades”, diz o sociólogo e especialista em planejamento urbano e regional.

 

Teologia da Libertação: ''uma experiência profunda de Jesus junto aos pobres''

Entrevista especial com Victor Codina, teólogo

Confira nas Notícias do Dia de 27-10-2012

Acesse no link http://bit.ly/VuGBlz 

“Seguramente, se muitos dos que nos criticaram tivessem vivido na América Latina, teriam entendido melhor as coisas. Havia uma perspectiva muito eurocêntrica, pensando que, se uma teologia não nasce na Europa, ela é suspeitosa”, diz o teólogo radicado na Bolívia.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição