Edição 398 | 13 Agosto 2012

Redação

A campanha eleitoral deste ano está nas ruas. Perplexa, a opinião pública assistiu às alianças partidárias feitas para as próximas eleições municipais. A revista IHU On-Line desta semana discute a necessidade e os limites, também necessários, das alianças políticas.

Contribuem no debate o sociólogo e professor-pesquisador na PUC-Rio, Luiz Werneck Vianna; o filósofo e professor da Unicamp, Roberto Romano; o professor da USP, Renato Janine Ribeiro; a socióloga e professora aposentada da USP, Maria Victoria de Mesquita Benevides; o cientista político e professor da UNESP, Marco Aurélio Nogueira; o professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, José Antonio Spinelli e o cientista político e professor da UFRJ, Jairo Nicolau.

Também nesta edição pode ser lida a instigante entrevista com Michael Ruse, filósofo inglês, pesquisador da área de biologia, fundador da revista Biology and Philosophy e autor de inúmeros livros, entre os quais Science and Spirituality. “As reivindicações éticas não passam de ilusões criadas pela seleção natural para nos tornar cooperadores”, afirma.

Paulo Suess, no 50º aniversário do início do Concílio Vaticano II, narra a gênese, o desenvolvimento e o impacto de um dos importantes documentos deste evento eclesial que é o decreto Ad Gentes. Segundo ele, “somos uma Igreja de apóstolos e mártires, hoje com poucos profetas” e alerta: “Missas e ministros midiáticos, alinhados a padrões de marketing, podem destruir o sagrado”.

Faustino Teixeira, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, autor do livro Teologia e pluralismo religioso, apresenta o novo livro descrevendo a sua trajetória de teólogo do diálogo interreligioso.

Por sua vez, Ricardo Vernieri, professor da Universidade Estadual do Piauí, doutorando em comunicação no PPGCC da Unisinos, é autor do artigo “Bandas centenárias e convergência digital”.

A morte ceifou a vida de três importantes colaboradores do Instituto Humanitas Unisinos – IHU: Aloísio Teixeira, economista, ex-reitor da UFRJ, Valério Cruz Brittos, professor e pesquisador do PPG em Comunicação da Unisinos, fundador do Grupo de Pesquisa Cepos e Antonio Brand, indigenista.

Nesta edição, dedicamos um espaço especial para depoimentos e testemunhos sobre a vida e a obra de Antonio Brand junto às lutas dos povos indígenas. Entre outros, publicamos os depoimentos de Erwin Kräutler, bispo do Xingu e presidente do Conselho Indigenista Missionário - Cimi, Bartolomeu Meliá, antropólogo e sacerdote jesuíta hispânico-paraguaio e Paulo Maldos, ex-assessor do Cimi.

A todas e a todos uma ótima leitura e uma excelente semana!