Edição 390 | 30 Abril 2012

IHU Repórter

Thamiris Magalhães

“Sou lutadora. Gosto muito do que faço e sempre procuro fazer bem feito. Creio que sou otimista. Acredito que, quando as pessoas têm vontade de fazer alguma coisa, elas conseguem”. Assim se define a professora de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Gestão Ambiental, Geologia, Biologia e Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Unisinos, Adriane Brill Thum, em entrevista concedida pessoalmente à IHU On-Line. Trabalhando há 12 anos na instituição, Adriane é multidisciplinar e gosta de ler assuntos não apenas relacionados à sua área profissional, mas àqueles que, de alguma maneira, irão auxiliá-la em seu dia a dia. Para ela, a informação pela informação não tem valor algum. “Acredito que o mundo, hoje, é multidisciplinar e os conhecimentos só se completam. Um não substitui o outro, só se somam”. Conheça um pouco mais sua história.

Origem – Nasci no dia 9 de março de 1970, em Caibaté-RS, uma cidade do interior, na região das Missões. Atualmente moro em São Leopoldo, com minha família, meus filhos e marido, Rodolfo Matias Thum. Tenho três filhos, a Renata (21), Ana Laura (7) e Gustavo (3). Meus pais, Pedro e Rita Ana, vivem em Santa Maria-RS. Tenho uma irmã, a Andreia, e dois irmãos, o Aurélio e o Anderson.

Autodefinição – Sou lutadora. Gosto muito do que faço e sempre procuro fazer bem feito. Creio que sou otimista. Acredito que quando as pessoas têm vontade de fazer alguma coisa, elas conseguem, às vezes com dificuldade, mas não se deve desistir, pois querer é poder.

Trajetória profissional – Sou formada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Posteriormente, fiz especialização em Interpretação de Imagens Orbitais e Suborbitais (Sensoramento Remoto) na UFSM. Realizei mestrado em Engenharia Florestal na mesma instituição. Depois, comecei a trabalhar como autônoma. Em seguida, fiz seleção para docência como professora substituta na UFSM. Fui docente durante dois anos nos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia Florestal, Agronomia e Engenharia Elétrica. Após, vim para a Unisinos.

Paixão – Gosto da área de docência, dessa experiência de ensinar, da troca e o contato com pessoas, coisa que dinheiro nenhum paga. Sou apaixonada por isso. Amo dar aulas e conhecer pessoas novas. E tentar passar conhecimento. Mas, sempre digo que é uma troca. Nós somos sujeito-sujeito. Aprendemos com os alunos, passamos conhecimento para eles, mas aprendemos muito com eles também.

Ingresso na Unisinos – Havia acabado meu contrato na UFSM e estava procurando outro lugar para lecionar. Então, ficava ligada nos editais. Foi quando vi que tinha seleção aqui na Unisinos. Mandei a documentação, fiz a seleção e passei. Então, fui morar em Porto Alegre e depois de um ano aqui em São Leopoldo. Ingressei na Unisinos em 2000. Atualmente faço doutorado em Sensoramento Remoto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Aqui na instituição, trabalho nos cursos de Graduação em Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Gestão Ambiental, Geologia, Biologia e Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. Além dos cursos de Especialização em Informações Espaciais Georreferenciadas e Gestão Estratégica do Território Urbano.

Coordenação – Coordeno o curso de especialização em Informações Espaciais Georreferenciadas, c Curso que é uma referência para o estado.

Lazer – Gosto de ler. Como tenho duas crianças pequenas, aproveito esse momento livre também para brincar com elas. Aprecio viajar, passear em parques, estar entre amigos. Além disso, nas férias costumo ir para o litoral, visitar meus familiares, o que para mim é muito importante.

Livro – No tempo livre, gosto de ler coisas da área técnica e de outras áreas, mas que irão me auxiliar de alguma maneira no meu dia a dia. Gosto de Pais brilhantes, professores fascinantes e Nunca desista de seus sonhos de Augusto Cury. São livros bem interessantes porque, além de nos auxiliar como educadores, pai e mãe, nos auxiliam como educadores para os nossos alunos. Gosto de ler ainda assuntos relacionados à psicologia.

Multidisciplinar – Aprecio muito navegar na internet e pesquisar sobre os mais diversos assuntos. Vejo que os jovens têm muito acesso à informação. Mas será que ela é tudo? Se for bem manuseada, creio que seja de suma relevância. Mas a informação pela informação não tem valor algum. Entendo que nós, pais e professores, temos que tentar dar sentido para essa informação, para fazer com que as outras pessoas saibam utilizá-la e tenham a noção de o quanto ela será importante se for utilizada de maneira correta. Acredito que o mundo, hoje, é multidisciplinar e transdisciplinar, é uma matriz de informações e conhecimentos que se completam e se somam. A evolução tecnológica, o desenvolvimento, as inovações e o empreendedorismo devem estar aliados às questões sociais, econômicas e ambientais.

Filme – Gosto dos românticos e comédias.  Ultimamente, tenho assistido filmes infantis em função das crianças.

Religião – Católica Apostólica Romana.

Sonho – Concluir o doutorado.

Música – Gosto de quase todos os tipos de música, menos rock e funk. Adoro e tenho maior afinidade com a música clássica e MPB. Concerto para mim é o máximo; orquestra, adoro. Teatro, amo. Gosto de música gauchesca também.

Unisinos – Entrei para dar aula e me apaixonei pela instituição. Gosto muito de trabalhar aqui. As pessoas são ótimas e é um ambiente agradável. Nós temos vontade de vir para o campus e isso é muito bom e importante em nossa vida profissional. Nós temos que gostar do que fazemos. E eu adoro dar aula. Então, venho para a Unisinos com muito prazer.

IHU – As produções são muito interessantes. Sempre leio a revista IHU On-Line e as questões ambientais. A revista sempre traz matérias relevantes.